Canal do Sertão, em Alagoas, será contemplado pelo CBHSF com capacitação de irrigantes

17/06/2020 - 14:04

Durante videoconferência realizada ontem (15) entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF),a Agência Peixe Vivo (APV) e a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), foi apresentado o Termo de Referência para a contratação de empresa especializada em capacitação e assistência técnica aos irrigantes do canal adutor do sertão alagoano.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, disse que a intenção é que todos os envolvidos construam juntos este projeto. “O CBHSF com o apoio da Agência Peixe Vivo e SEMARH irão contribuir para a execução desse Termo de Referência que é de grande importância para a população da região beneficiada”, disse.

Segundo Thiago Campos, gerente de Projetos da APV, serão cadastrados irrigantes e outros usuários. Será realizada também uma avaliação dos sistemas de irrigação, uma capacitação para os irrigantes, além de uma avaliação do potencial de salinização de áreas irrigadas. “Pretendemos, ainda, colaborar na elaboração do plano de gestão de uso do canal do sertão”, completou. Rayssa Balieiro, coordenadora técnica da APV, também participou da apresentação do Termo de Cooperação e explicou detalhadamente cada ponto do documento.

Pedro Lucas, superintendente da SEMARH, informou que por meio desse acordo de cooperação firmado entre o CBHSF, a APV e a SEMARH, haverá o investimento em três projetos de interesse comum: a elaboração do modelo de gestão do Canal do Sertão, a capacitação dos irrigantes do Canal do Sertão e a mobilização para o processo eleitoral do Comitê da Região Hidrográfica Sertão do São Francisco. “Na videoconferência de ontem (15) foi discutido o item que trata da capacitação dos irrigantes do Canal do Sertão. É importante informar que o Canal do Sertão capta água do rio São Francisco, em Delmiro Gouveia, e hoje tem água até o quilômetro 110, sendo mil captações, ou seja, cerca de mil usuários de água que utilizam a água principalmente para irrigação. Infelizmente não há um bom uso da água atualmente, mas o Comitê e a SEMARH demonstram preocupação para que seja feito o uso racional e eficiente dessa água evitando, assim, a salinização do solo. Iremos capacitar os irrigantes orientando sobre manejo de solo e irrigação, uso racional da água, evitar a salinização, otimizando o uso da água. Esse acordo de cooperação trará impactos ambientais positivos para a região de economia de água, uso racional, evitando a salinização do solo e impactos econômicos que irão melhorar a produção dos agricultores”, explicou.

Para Anivaldo Miranda, o Termo de Referência é de boa qualidade e está bem distribuído. O presidente do CBHSF solicitou apenas o acréscimo da organização institucional, organizações sociais, pequenos e micro agricultores. “Que o uso das águas do Canal do Sertão atinja a todos os interesses. Ele só funcionará bem se todos se sentirem incluídos. A política inteligente de gerenciamento é a inclusão. Sugiro, ainda, a inclusão de uma exigência como a identidade com o semiárido. É importante que a empresa tenha expertise no solo semiárido para poder executar bem o projeto”, pontuou.

Será formado um grupo de trabalho (GT) para acompanhar a execução do Termo de Referência do Canal do Sertão. Dentre os que irão trabalhar neste acompanhamento, estão Melchior Nascimento e Clayton Monteiro, professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e representantes do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE/BHSF), além da representação da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) e da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco.

A próxima reunião em videoconferência entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a Agência Peixe Vivo e a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas vai acontecer no dia 15 de julho, às 14h.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Divulgação PAC