Campanha do CBHSF inspira mobilização na Bahia

20/08/2014 - 13:49

2014-16-AGO-carinhanha-BA-campanha-Salce-o-sao-francisco-imagem-arquivo-pessoal-Claudio-Pereira (2)

Caminhada, palestras e plantio de mudas nativas fizeram parte da campanha “Salve o São Francisco”, encabeçada por jovens no município de Carinhanha, na Bahia, no ultimo dia 16 de agosto, com o objetivo de difundir a necessidade de se cuidar e preservar os recursos naturais, principalmente na bacia do rio São Francisco. O coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Claudio Pereira, representou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco no evento, que contou com a participação de cerca de mil pessoas. Idealizadores da mobilização afirmaram que a campanha “eu viro Carranca pra Defender o Velho Chico”, lançada no dia 3 de junho pelo CBHSF, foi inspiradora para a idealização da campanha “Salve o São Francisco”.
Quando vimos a grande mobilização que foi a campanha do Comitê começamos a nos organizar para fazer a nossa também”, afirma um dos idealizadores Damião Ribeiro. Para ele, que também é ribeirinho, o rio São Francisco é o maior patrimônio da região e deve ser defendido por todos. Além de Ribeiro, outros jovens participaram da coordenação da campanha, entre eles Odirlei Sena, Roberlucio Roriz, Fabio Ferreira, Catiana Nogueira, Gynna Souza, Edson Junior, Jeferson Alves; e Danilo Nascimento.
Na mobilização, Claudio Pereira ressaltou a importância do Velho Chico para o Brasil e a dimensão dos problemas enfrentados pelo comitê para preservar o meio ambiente e os recursos hídricos. O coordenador da CCR falou também sobre os projetos hidroambientais que o CBHSF tem realizado no Médio São Francisco, assim como os planos de saneamento básico financiados pelo Comitê com recursos da cobrança pelo uso da água, em diversos municípios da bacia, a exemplo de Carinhanha, que também é um dos locais contemplados. O plano de saneamento para a cidade já está em fase de licitação.
Acompanhando Claudio Pereira, participou também do evento o professor e integrante da CCR do Médio São Francisco Remir José dos Santos. Ele distribuiu e plantou mudas de plantas nativas.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF