Câmara Municipal de Correntina concede título de cidadão correntinense ao coordenador da CCR Médio, ao presidente do CBHSF e ao coordenador técnico da Agência Peixe Vivo

05/09/2025 - 12:15

Na manhã da última sexta-feira (29), a Câmara Municipal de Correntina (BA) realizou uma sessão especial para entregar o título de cidadão correntinense ao coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, ao presidente do CBHSF, José Maciel Nunes, e ao coordenador de projetos executivos da Agência Peixe Vivo, Thiago Lana. Na ocasião, estavam presentes o prefeito Walter Mariano, o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Guilherme Guerra, o professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia e membro do CBHSF, Adriano David, além de membros do poder legislativo e secretários da administração municipal.


O município foi contemplado com o projeto de iniciativa do CBHSF que construirá uma nova estação de tratamento do esgoto (ETE), com contrapartida da prefeitura. O orçamento para a execução da obra é de aproximadamente R$ 12 milhões, recurso advindo da cobrança pelo uso da água, ao tempo em que o município contribui com R$ 250 mil. Como forma de apoio e reconhecimento, o prefeito Mariano solicitou à câmara que fosse realizada uma sessão solene para a entrega dos títulos, dada a proporção da obra e seus consequentes benefícios, que impactam diretamente na qualidade da água dos rios que cortam a cidade e desaguam no São Francisco.

Na abertura da sessão solene, o prefeito de Correntina demonstrou sua gratidão ao dizer: “Hoje nós estamos diante da realização de um sonho, mas não é um sonho do prefeito, não é um sonho do governo, é o sonho desse povo que esperou bastante tempo para ver o rio despoluído”. Sobre a obra e a honraria do título, Ednaldo Campos declarou: “Hoje nós estamos trazendo um benefício muito grande para a cidade, que é o sistema de esgotamento sanitário. Eu me sinto honrado em ser cidadão correntinense, motivo pelo qual agradeço a todos os moradores de Correntina, aos vereadores e ao prefeito. Correntina tem a tranquilidade de receber um investimento dessa envergadura para melhorar a qualidade da água e, consequentemente, a saúde dos que vivem aqui”. O presidente do CBHSF foi representado por Adriano David, professor da UFOB, e Thiago Lana, da APV, pelo seu colega Guilherme Guerra. Na ocasião também foi assinada a ordem de serviço, momento simbólico que marca o início da obra.


Veja mais fotos:


A nova ETE representa um avanço significativo tanto para a saúde da população quanto para a preservação do meio ambiente. Com o tratamento adequado do esgoto, será possível reduzir os focos de contaminação, evitar a proliferação de doenças, melhorar a qualidade da água e recuperar áreas degradadas próximas ao rio. Além disso, a obra cumpre uma função estratégica no planejamento urbano sustentável e no saneamento básico do município.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Rangel Menezes
*Fotos: Kel Dourado