Câmara do Baixo São Francisco se reuniu em Penedo (AL)

24/08/2012 - 16:20

Reunidos em Penedo (AL) nesta quinta-feira (23.8) os integrantes da Câmara Consultiva Regional – CCR do Baixo São Francisco discutiram questões de interesse para a região neste momento, principalmente a revisão dos projetos de recuperação hidroambiental que o Comitê está implementando em diversas localidades da bacia, com vistas a aumentar a quantidade e a qualidade da água.

A programação incluiu a apresentação da empresa Tecnologia e Consultoria Brasileira – TC/BR, responsável pelo diagnóstico e elaboração dos Termos de Referência – TDR dos projetos, bem como a presença de representantes da Gama Engenharia de Recursos Hídricos, responsável pela fiscalização. Os participantes discutiram os pontos que passarão por revisão, de modo a potencializar os benefícios das obras a serem executadas nas sub-bacias dos rios Piauí, em Alagoas, e Jacaré, em Sergipe.

Outro assunto abordado foi a definição de formatos para a contratação de projetos também por meio de convênios com fundações de pesquisa, tema da exposição do geólogo Luiz Carlos Fontes, professor da Universidade Federal de Sergipe – UFS e membro do Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na Bacia do Rio São Francisco – GTOSF do Comitê.

O debate contemplou ainda propostas para a implantação de projetos de capacitação, de forma a assegurar a continuidade dos cursos Opará II e Opará III, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe – UFS e Universidade Federal de Alagoas – Ufal.

A reunião, conduzida pelo coordenador da CCR do Baixo, Carlos Eduardo Ribeiro Junior, contou com as presenças do presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, e do secretário Maciel Oliveira. Das discussões e encaminhamentos participaram representantes da UFS, Ufal, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Crea-SE, Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh de Sergipe, Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas – Fepal, Canoa de Tolda Sociedade Socioambiental do Baixo São Francisco e Fórum de Defesa Ambiental – FDA.

Assessoria de Comunicação