Bom Jesus: festa centenária em Penedo acontece com cenário mais confortável do Rio São Francisco

15/01/2019 - 16:15


O fim de semana que passou deixou Penedo, cidade alagoana banhada pelo Rio São Francisco, lotada de turistas de diversas partes do país. Eles vieram participar da festa de Bom Jesus dos Navegantes, que neste ano completa 135 anos de tradição. Durante três dias, a população local e os visitantes acompanharam atrações culturais, religiosas e musicais. O show de abertura da programação patrocinada pela prefeitura de Penedo, na sexta-feira (11 de janeiro), contou com as apresentações de Anitta, Xandy Avião, Devinho Novaes e outros artistas. As crianças tiveram uma programação especial, voltada para elas.


Durante a festa, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), promoveu um peixamento com aproximadamente 150 mil alevinos de sete espécies nativas do Velho Chico. A iniciativa é de grande importância econômica e ambiental para a região do Baixo São Francisco. Dentre as espécies, curimatã, piau, piaba, matrinxã, entre outros, de diferentes níveis da cadeia alimentar, foram entregues ao rio. Algumas delas, que deverão contribuir com a recomposição da ictiofauna do São Francisco, estavam na lista de extintas.
O ponto alto e mais tradicional da programação, a procissão de Bom Jesus, foi realizada no domingo, dia 13. O cortejo, que reuniu milhares de católicos, começou pelas ruas da cidade e culminou nas águas do Velho Chico, por onde seguiu em uma embarcação. Por onde passava, a imagem atraía a atenção de visitantes e nativos.
Há alguns anos, a procissão quase não pode acontecer devido à baixa defluência do chamado rio da integração nacional. Para que não se rompesse a tradição, foi necessária a prática de pulsos de vazão para evitar que os barcos encalhassem no leito do rio. Esse ano, o cenário foi um pouco mais confortável, devido a vazão defluente praticada atualmente ser de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), em virtude das chuvas registradas na cabeceira do rio.

O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, comemorou a tranquilidade com que se desenvolveu toda a programação. Natural de Penedo, ele participou diretamente da organização das atividades por mais um ano. “É uma alegria para todos nós a realização da festa. Esse ano, os níveis dos reservatórios estão se recuperando e nada mais normal que trazer para o povo ribeirinho essa alegria. Mais importante ainda é trazer para os moradores a informação de que essa vazão não será reduzida”, comemorou Maciel. “São festejos que renovam a fé do povo ribeirinho e aquecem a economia de Penedo”, concluiu Maciel Oliveira.
Para o prefeito de Penedo, Marcius Beltrão o saldo da festa foi “muito positivo”. Segundo ele, a maior festa do calendário de eventos do município, além de trazer quem mora próximo à cidade, como turistas de Maceió, Aracaju e outras regiões, também aproximou quem reside fora do Brasil, visto que toda a programação foi transmitida pelas redes sociais da prefeitura e alcançou índices de audiência bastante satisfatórios.

O prefeito fez um relato de agradecimento e destacou o fato de a procissão pelas águas do São Francisco ter chegado às margens do vizinho estado de Sergipe. “A festa de Bom Jesus já faz parte do nosso calendário turístico. Somos, hoje, o terceiro maior evento popular do Nordeste, atrás apenas do Carnaval de Salvador e Olinda. É preciso destacar a importante participação da Chesf [Companhia Hidro Elétrica do São Francisco] e do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco para o êxito da programação, visto que, depois de muitos anos, foi possível levar a procissão fluvial até as margens de Sergipe, em virtude do nível das águas do rio. Nosso agradecimento especial a esses dois parceiros, sem esquecer todos os outros que contribuíram para o sucesso da festa”, finalizou o prefeito Marcius Beltrão.
 

*Texto e fotos: Delane Barros