Vai passar! E quando passar, conheça para amar: Penedo (AL)

03/09/2020 - 16:15

Hoje, na série ‘Vai passar! E quando passar, conheça para amar’ vamos mostrar a encantadora cidade histórica de Penedo, em Alagoas.

Penedo, situada em Alagoas, é uma das principais cidades históricas do Brasil que fica às margens do Rio São Francisco. Seu patrimônio histórico é da época da Capitania de Pernambuco e toda a arquitetura colonial resiste há quase cinco séculos com muita magia e encantamento.


Assista ao vídeo sobre Penedo:


Erguendo-se sobre um rochedo às margens do rio São Francisco, a cidade de Penedo é um relicário que conserva um patrimônio artístico cultural de grande valor, tendo sido palco dos acontecimentos mais importantes da época do Brasil colonial. As marcas dos colonizadores portugueses, holandeses e dos missionários franciscanos, podem ser percebidas na arquitetura barroca de conventos e igrejas.

Destaca-se em seu patrimônio histórico, o Paço Imperial, hospedagem de Dom Pedro II em 1859, onde estão expostas porcelanas, mobiliário e objetos que contam parte da história da cidade e do Brasil.

Nas águas do Velho Chico, que banha o lugar, é possível descobrir ilhas, prainhas e lugarejos que enchem os olhos de quem passa por lá. A cultura ribeirinha é rica na localidade, sendo encontrada nos casarios e na fonte de renda das pessoas.

Penedo é sede de um dos maiores eventos cinematográficos do país, o Circuito Penedo Cinema, que reúne artistas renomados. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) é um dos apoiadores do evento com a Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.


Veja as fotos de Penedo: 


 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Ohana Padilha
*Fotos: Azael Gois e Edson Oliveira