Mais cinco municípios mineiros vão ganhar Planos de Saneamento Básico

01/08/2017 - 15:21

CBHSF, Agência Peixe Vivo, Probras e prefeituras firmam parceria para a elaboração dos planos
assinatura_pmsb_copasa_cbhsf_PauloVilela_27-08-2017 - 27
Por Mariana Salazar
Fotos: Paulo Vilela
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai contemplar mais cinco municípios do Alto São Francisco com Planos de Saneamento Básico (PMSB). Foi assinado, na última sexta-feira (28/07), Termo de Compromisso entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Agência Peixe Vivo, a Probras e as prefeituras de Piedade dos Gerais, Piracema, Serra da Saudade, Felixlândia e São José da Lapa. A solenidade aconteceu no auditório da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), em Belo Horizonte.
Com a assinatura, o CBHSF completa 24 municípios beneficiados com Planos de Saneamento Básico. A meta é alcançar 70 municípios. Para a coordenadora da CCR Alto São Francisco, Silvia Freedman, “os planos de saneamento são a base para que possamos atingir a execução das obras que vão melhorar a qualidade de vida da população e a qualidade das águas da bacia do rio São Francisco”.
Os PMSB se estruturarão em quatro eixos: esgotamento sanitário, tratamento da água, resíduos sólidos e drenagem de água pluvial. Serão realizados diagnósticos completos da situação dos municípios e os planos serão elaborados com a participação das prefeituras e da população de cada cidade. A Probras é responsável por orientar as prefeituras nos trabalhos que vão nortear, a partir de agora e durante os próximos dez meses, essa elaboração.
Participaram da solenidade o secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel, representando o presidente Anivaldo Miranda, a coordenadora da CCR Alto São Francisco, Sílvia Freedman, a diretora-geral da Agência Peixe Vivo, Célia Froes e os prefeitos dos cinco municípios contemplados.

Confira as fotos do evento