Anivaldo Miranda debate sobre águas e florestas na Ufal

17/03/2014 - 9:07

Hoje (17.03), das 9h às 12h, a Universidade Federal de Alagoas realiza mais uma etapa do projeto “Debate grandes temas”. Na oportunidade, será realizado o seminário “Águas e florestas: desafios para a Gestão Sustentável”. O tema foi escolhido para reunir a comunidade acadêmica na discussão de duas datas comemoradas durante a semana: o Dia da Floresta, no dia 21, e o Dia da Água, no dia seguinte.
Para a realização do seminário, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, será o mediador do evento, que será realizado no auditório Nabuco Lopes, na Ufal, em Maceió. “O Comitê defende sempre a união com a academia, com o ensino e não se furta em participar das atividades promovidas pelas universidades. Essa será mais uma oportunidade para mostrar a visão do CBHSF sobre águas e florestas, ou seja, a temática central do debate”, considera Miranda. Debaterão os temas propostos o pós-doutor Vladimir Caramori Borges e o atual presidente da Companhia de Abastecimento de Água de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, ambos engenheiros e a professora Letícia Ribes de Lima, doutora em Biologia e coordenadora do curso de graduação, bacharelado em Biologia, do Instituto de Ciências Biológicas e de Saúde da Ufal.
Entre os pontos a serem debatidos, relacionados ao tema Água e Florestas, estão o papel dos sistemas florestais no ciclo das águas, as florestas e a precipitação das chuvas, a desflorestação e os impactos e consequências para a gestão das águas, impactos e consequências das mudanças no código florestal, mudanças climáticas, acesso e distribuição da água potável em Alagoas, a particularidade do semiárido alagoano, contaminação e perdas no sistema hídrico, o processo de urbanização e consequências para a gestão das águas, a disponibilidade de água e as mudanças climáticas.
O debate é uma realização da Pró-reitoria de Extensão (Proext) da Ufal. O objetivo é reunir a comunidade universitária para refletir sobre questões que interessam a todos. O debate é uma motivação para que alunos e professores de áreas diferentes possam compartilhar conhecimentos sobre temas contemporâneos, que estão em pauta no país e no mundo, conforme explica o ecólogo, pesquisador e responsável pelo evento, Ulysses Gomes Cortez Lopes.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF