Rádio São Francisco: Impactos UHE Formoso com Andréa Zhouri

21/12/2020 - 11:22

A antropóloga Andréa Zhouri realiza pesquisas sobre hidrelétricas há 21 anos, analisando os impactos e consequências socioambientais das barragens. Suas investigações envolvem também os efeitos das atividades minerárias e as questões quanto ao licenciamento ambiental de grandes obras em geral.

Andréa possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Sociologia pela Universidade de Essex, Inglaterra. Atualmente é professora titular da UFMG, onde criou as linhas de pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, na pós-graduação em Sociologia, e Território, Poder e Ambiente, na pós-graduação em Antropologia. Em 2002, criou o Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA-UFMG) e coordenou a equipe de criação do curso de graduação em Ciências Socioambientais pelo REUNI.

A professora Andrea Zhouri participou do último Seminário UHE Formoso, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. Conversamos com ela sobre o assunto.


Ouça o podcast:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Mariana Martins