Ameaça de rompimento de barragem em Terra Nova é tema de audiência pública

19/02/2020 - 18:13

Como forma de acompanhar e até evitar tragédias como as últimas ocorridas em território mineiro nos episódios de rompimento de barragens, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco segue contribuindo em localidades onde existeesse tipo de equipamento. Além disso, o CBHSF ocupa atualmente uma das cadeiras na Câmara Técnica de Segurança de Barragens que pode elevar o debate sobre o assunto. Por isso, o Comitê esteve presente na audiência pública realizada na última terça-feira (18) no município de Terra Nova(PE), para acompanhar as decisões sobre a barragem Nilo Coelho abastece a produção agrícola e de pesca, principais fontes de renda no município.k

A audiência, promovida pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco em conjunto com a Prefeitura de Terra Nova precedeu um outro encontro realizado pelos vereadores da cidade com o mesmo objetivo; avaliar e pensar em soluções para a barragem que de acordo com o Inspeção de Segurança Regular (ISR) feita no reservatório em novembro de 2019, constatou o Nível de Perigo Global da Barragem (NPGB) em estado de emergência (nível 3). O local que pode armazenar 22 milhões de metros cúbicos de água, atualmente comporta apenas 20% de sua capacidade devido ao risco iminente de rompimento. De acordo com a comunidade, a barragem está desde 1995 sem obras de manutenção e por isso, os problemas estruturais já são visíveis: buracos na parede e vazamento.

No final do ano passado, a Agência Pernambucana de Águas e Climas(APAC) emitiu documento alertando para o volume de água das chuvas, que pode passar da média nesse período. O Estado, então,recomendou a abertura emergencial da descarga de fundo, o que provocaria o esvaziamento da barragem em três meses. A proposta deixou a população apreensiva, visto que é dali que tira os insumos para sua sobrevivência. No entanto, após avaliações, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estadose posicionou sobre a necessidade de esvaziamento, apontando que não deverá promover a secagem da barragem. “A Secretaria Executiva de Recursos Hídricos reafirmou durante a audiência que não haverá o esvaziamento da Barragem. O que tranquilizou os presentes. O projeto da recuperação encontra-se em fase final de elaboração para entrega do documento definitivo”, afirmou a secretária executiva de Recursos Hídricos de Pernambuco, Simone Rosa da Silva.

O projeto de recuperação é elaborado pela empresa Engevix que tem o prazo até o início de março para entregar o documento. Ainda de acordo com Sandra, a partir de agora será elaborado o edital para licitar a obra.

Representando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Carlos Vanderlei Pinheiro, membro da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, avaliou a reunião como positiva. “Enquanto Comitê, fazemos uma avaliação positiva das discussões, tendo em vista que o principal objetivo da audiência era esclarecer notícias falsas que circularam ultimamente sobre o assunto e traçar metas concretas para início das ações de recuperação da referida coleção d’água a ser iniciada em regime de emergência, em no máximo 60 dias”, declarou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Imagens cedidas