Ações em defesa do Velho Chico recebem apoio do IMA de Alagoas

09/02/2015 - 16:57

O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, a ser realizado em junho, deverá contar com uma grande parceria em Alagoas. Em reunião com o secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Lopes, reforçou seu total interesse em firmar parceria com vistas ao desenvolvimento da programação. A conversa entre os representantes dos dois órgãos aconteceu na última sexta-feira (6), na sede do órgão ambiental, em Maceió.
Além da notícia, o presidente do IMA/AL anunciou que a Semana do Meio Ambiente, tradicionalmente conduzida pelo órgão em Alagoas, terá como tema central o rio São Francisco. “Podemos garantir total apoio às ações desenvolvidas pelo Comitê, porque reconhecemos a grave situação do rio”, garantiu Gustavo Lopes.
Ainda no encontro com Maciel Oliveira, também foi anunciado que está em estudo a implantação de postos de atendimento do IMA nas centrais de atendimento ao cidadão, instaladas nas cidades do interior de Alagoas. “O objetivo é permitir que os pedidos de licenciamento ambiental sejam feitos nas próprias cidades, evitando o deslocamento até a capital, como acontece atualmente”, explicou Maciel Oliveira. “Também apresentamos a reivindicação e recebemos o aval do presidente do Instituto para a instalação de um posto avançado do órgão no município de Penedo (AL), com a finalidade de intensificar a fiscalização em toda a Área de Proteção Ambiental [APA] da Marituba, localizada no município”, acrescentou o secretário do CBHSF.
Com relação ao trabalho de atualização do plano de recursos hídricos da bacia do rio São Francisco, o presidente do IMA, Gustavo Lopes, demonstrou total interesse em participar do trabalho. O convite foi feito pelo secretário do Comitê, a fim de garantir o maior número possível de participação de entidades, usuários, representações, enfim, de todos os envolvidos nas questões do Velho Chico nesse trabalho de atualização.
No final da reunião, Maciel Oliveira também recebeu a garantia de apoio do IMA/AL ao trabalho de fiscalização desenvolvido no Estado pelo Ministério Público (MPE). A chamada Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco é um trabalho desenvolvido pelo MPE da Bahia e já começou também em Alagoas, que já se prepara para uma próxima etapa.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF