Foi realizada na tarde dessa quinta-feira (29/11) a soltura de aproximadamente 50 mil espécies variadas da Bacia do São Francisco no trecho do rio que divide os municípios de Luz e Lagoa da Prata. Segundo a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba), o “Peixamento”, como é conhecido, integra o Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco, que visa à recomposição dos peixes nativos na região do Alto São Francisco.
A soltura aconteceu as 14h00, aos pés da ponte da MG-176, e contou com a presença do vice-prefeito de Lagoa da Prata, Isamar Roberto, secretário municipal de Meio Ambiente de Lagoa da Prata, Lessandro Gabriel, diretora do SAAE, Fátima Tavares, a secretária municipal de Meio Ambiente de Luz, Mirian, da Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal, membros da APAC, funcionários do IBAMA de Belo Horizonte, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lagoa da Prata, alunos do município, Associação dos Pescadores e pessoas da sociedade civil.
A CODEVASF disse que, desde o mês de outubro, o “Peixamento” já foi realizado em município como Itaúna, São Gotardo e Bambuí. Ainda este ano, outros “Peixamentos” serão feitos nos municípios de Pompéu, Martinho Campos e Piumhi.