Xique-Xique (BA) será contemplado com Projetos Básico e Executivo para sistemas de esgotamento sanitário de uso coletivo

20/07/2021 - 19:08

Em visita a Xique-Xique (BA) nos dias 6 e 7 de julho, representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Agência Peixe Vivo e da Prefeitura Municipal estiveram nos locais destinados à compostagem das macrófitas que serão retiradas da Lagoa de Itaparica, como parte do projeto de revitalização da mesma. A equipe também visitou os componentes do sistema de esgotamento sanitário do município, que foi contemplado pelo Chamamento para Elaboração de Projetos de Esgotamento Sanitário nº 02/2021.

No dia 06 de julho, a visita aconteceu nos locais de “bota espera” que foram definidos em março deste ano com a equipe técnica da INOVESA, empresa responsável pelo projeto executivo de limpeza da Lagoa de Itaparica. São eles os povoados de Lagoa dos Gomes e Saco dos Bois, em Xique-Xique, e o povoado de Buriti, na zona rural de Gentio do Ouro. As macrófitas serão colocadas em pontos estratégicos para compostagem, gerando toneladas de composto orgânico que posteriormente serão utilizados por agricultores da região.

Rayssa Ribeiro, coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, explicou o objetivo da visita: “Essas áreas foram definidas anteriormente pela equipe técnica responsável e agora nós, da Agência Peixe Vivo, viemos conhecer os locais para ter um melhor entendimento de como essa etapa deve ser abordada no Projeto Executivo”. A equipe identificou algumas medidas necessárias para minimizar os impactos das obras à população do entorno, entre elas estão o cercamento dos locais de compostagem e a construção de desvios na estrada por onde passe o maquinário.

No dia 07 de julho, a visita técnica foi dedicada a conhecer a infraestrutura, os equipamentos e os serviços que compõem o sistema de esgotamento sanitário de Xique-Xique. O município foi contemplado pelo CBHSF com a elaboração de estudos de concepção, projetos básico e executivo para sistemas de esgotamento sanitário de uso coletivo. Além dos representantes supracitados, estiveram presentes funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia municipal responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto.

De acordo com a coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Jacqueline Evangelista, o objetivo da visita foi obter subsídios que sirvam à elaboração do Termo de Referência para a contratação dos projetos básico e executivo. “Estamos na fase interna da licitação, que será seguida pela publicação do ato convocatório que vai fixar as condições necessárias à participação dos licitantes e à futura contratação da empresa responsável pelos estudos ambientais e pelos projetos”, esclareceu.

Entre as demandas do município de Xique-Xique estão a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), a implantação de micromedição nas casas e a reestruturação do sistema de esgotamento sanitário. A equipe também verificou a necessidade de estender as redes coletoras de esgoto a outros bairros da cidade e observar com maior rigor a lei de uso e ocupação do solo.

Além de Xique-Xique, serão contemplados com projetos de esgotamento sanitário os municípios de Pompéu (MG), Chorrochó (BA) e Traipu (AL). Todas as localidades foram previamente beneficiadas com a elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) financiado com recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: Mariana Carvalho