Rádio São Francisco: saiba tudo sobre a abertura das comportas da UHE Três Marias

16/03/2020 - 16:30

Com o aumento do volume de água no reservatório de Três Marias, para evitar inundações, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu no dia 28 de fevereiro, parcialmente, as comportas da usina. De acordo com a concessionária, a operação tem o objetivo de evitar que seja atingido o limite de armazenamento, provocando transtornos e inundações nas comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco. A medida não era tomada desde janeiro de 2012.

Em relação ao assunto, circularam nas redes sociais algumas Fake News, tais como um vídeo que mostra a saída de uma impressionante quantidade de água por uma válvula de uma usina hidrelétrica. Um texto que acompanha as imagens afirma que “a barragem de Três Marias, em Minas Gerais, abriu o vertedouro após 16 anos”. A legenda também diz que o nível do Rio São Francisco pode superar o da cheia de 1979.

Para entender e esclarecer tudo isso, vamos ouvir uma entrevista concedida pelo engenheiro de planejamento energético da Cemig, Diogo Carneiro, à rádio 102 FM de Pirapora, que gentilmente nos autorizou a replicar no Travessia.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Mariana Martins