Plenária eleitoral: povos indígenas escolheram seus representantes para o CBHSF

27/07/2021 - 15:00

O município de Penedo em Alagoas foi o local escolhido nesta sexta-feira (23) para realizar a plenária eleitoral que definiu os dois titulares e suplentes dos povos indígenas que durante os próximos quatro anos irão compor o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A eleição ocorreu no auditório da Casa da Aposentadoria, um dos prédios históricos da cidade que fica às margens do rio São Francisco, e contou com a presença de 19 delegados de comunidades indígenas dos estados de Alagoas, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.  

Antes de iniciar a plenária eleitoral, os representantes das comunidades indígenas dos cinco estados dançaram o Toré que é um ritual tradicional dos povos que convivem diretamente com o Velho Chico. Em seguida, a mesa foi composta pelo vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, Rafael Amazonas, da comissão eleitoral, além do Cacique Uilton, da etnia Tuxá (BA), Celso, da etnia Xucuru-Kariri (AL), e a Cacique Cícera, da etnia Pankará (PE).

O vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, esclareceu que a pandemia da Covid-19 atrapalhou um pouco os trabalhos presenciais, mas que na medida do possível conseguiu dar seguimento aos trabalhos e diversos projetos foram executados em algumas comunidades indígenas das regiões margeadas pelo rio São Francisco.“A plenária eleitoral indígena, que aconteceu de forma presencial, foi necessária porque os povos indígenas precisavam de uma articulação maior que só poderia acontecer pessoalmente. E as falas deles sempre são muito pertinentes e de luta por uma melhor qualidade de vida, preservação ambiental e políticas públicas. Temos que unir os povos a favor de uma causa. Se não houver essa união sofreremos bastante. O diálogo sempre estará aberto e me coloco à disposição para trazer assuntos de lutas que vocês acreditam.  Vamos garantir a voz, a fala e a defesa dos povos indígenas. Garantiremos também editais específicos para o espaço e a comunidade de todos vocês. Se não começarmos a ter um olhar sensível para as causas específicas não teremos visibilidade”, disse.

Depois de uma reunião entre os 19 delegados foi decidido que o Cacique Uilton, da etnia Tuxá, do município de Rodelas (BA) e a Cacique Cícera, da etnia Pankará, do município de Itacuruba (PE), deveriam ser reconduzidos ao cargo de membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco pelos próximos quatro anos representando os povos indígenas. Os suplentes serão: Vagney Bispo, da etnia Xakriabá, de Minas Gerais, e Antônio, da etnia Kalankó, de Alagoas.

Para o Cacique Uilton Tuxá, nesse mandato que finalizou agora foi defendida a maior inclusão dos povos indígenas e comunidades tradicionais na perspectiva de terem ações custeadas pelo Comitê que beneficiassem o território onde os povos vivem e que oferecessem melhor qualidade de vida. “A pandemia da Covid-19 veio e acabou desacelerando encontros, projetos e outras ações. Mas, agora na próxima oportunidade, já que estou sendo reconduzido como membro do CBHSF, sigo na expectativa de poder retomar o diálogo, dar maior visibilidade e tentar fortalecer os espaços de ocupação dos povos indígenas e das comunidades tradicionais. Uma das prioridades é a instalação de imediato da Câmara Técnica das Comunidades Tradicionais, que é uma instância que vai orientar a diretoria do CBHSF para executar ações voltadas ao nosso povo”, explicou.

A Cacique Cícera, que também foi reeleita como titular e está representando todos os povos tradicionais que vivem na região da bacia hidrográfica do rio São Francisco, espera que nesta gestão as lideranças possam ter um espaço e um campo de diálogo mais aberto e fluente junto ao Comitê.

“Que possamos alcançar todas as comunidades que estão às margens do rio São Francisco, pois o mais importante é o cuidado e a preservação das águas e do povo que sobrevive do Velho Chico. Tivemos uma conquista maravilhosa através do Comitê para a comunidade Pankará que não tinha água para beber, plantar ou se alimentar. A adutora construída trouxe água potável que serve de irrigação das nossas plantações. Antes nós precisávamos de um carro-pipa que demorava bastante para chegar. Era nossa única garantia para poder ter água na comunidade e agora felizmente não precisamos mais, graças ao Comitê que se sensibilizou com a situação da comunidade Pankará.”
Cacique Cícera Pankará.

Os eleitos serão empossados juntamente com os outros membros durante a Plenária Extraordinária do CBHSF que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro em Maceió (AL). O intuito é preencher 62 vagas do colegiado com representantes das organizações civis, poder público, e usuários das águas do Velho Chico.

 


Veja as fotos da plenária eleitoral:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Deisy Nascimento
Fotos: Edson Oliveira