CBH dos Rios Verde e Jacaré avalia cadastro dos usuários dos recursos hídricos de suas bacias

16/08/2017 - 14:23

Membros da Diretoria do CBH Rio VErde e Jacaré e secretrios de agricultura e meio ambiente dos municipios de Lapão, Ibipeba e Presidente Dutra
Texto e fotos: Fernanda Sodré Soares
Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré, a coordenação de cadastros doInstituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), os secretários de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios de Lapão, Ibipeba e Presidente Dutra, e representantes da empresa Ambientagro se reuniram, no dia 14 de agosto, para avaliar o andamento dos cadastros dos usuários da água para consumo humano, dessedentação animal, agricultura e outros fins, das águas dos Rios Verde e Jacaré.
As Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré, território de Irecê, situado na porção central do estado da Bahia, constituem um importante aquífero do Semiárido brasileiro. O tipo de solo e a topografia dessa região favorecem a agricultura, sendo essa a principal atividade econômica da região por meio, principalmente, do uso das águas subterrâneas para irrigação das aéreas cultivadas.
O grande número de perfurações de poços e o baixo índice pluviométrico da região vêm, ao longo dos anos, colocando em risco a potencialidade hídrica desse valioso reservatório. No intuito de entender os impactos dessas intervenções e avaliar ações de preservação e conservação dessas bacias, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, decidiu realizar um levantamento através de cadastros dos usuários das águas do Rio Verde e Jacaré.
Nessa etapa, serão realizados sete mil cadastros até o dia 30 de agosto de 2017. Entretanto, o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo Campos, destaca que o número de usuários é muito maior. “A estimativa é de que existam cerca de cem mil cadastros a serem realizados. Os primeiros são apenas um ponta pé inicial nesse estudo de imensa importância para essa bacia, mas não podemos esquecer que o quantitativo é imensamente maior”.

Ednaldo Campos, presidente em exercício do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré e coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São FranciscoPara Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco, o estudo é de suma importância para a bacia 

A iniciativa do cadastramento visa, inicialmente, conhecer a quantidade e perfil dos usuários das águas superficiais ou subterrâneas dos rios Verde e Jacaré, para abastecer o sistema de informações ambientais, no intuito de aprimorar o gerenciamento sustentável dos recursos dessas bacias. Durante a reunião, a coordenadora de cadastros,Rita Goés, informou que até aquela data já haviam realizados três mil e oitocentos cadastros, seguindo o cronograma contratado.
O secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré,João Neto, garante que este é um projeto de grande relevância e que poderá servir de exemplo para outras regiões. “É importante que todos assumam a responsabilidade nesta ação. O envolvimento de órgãos federais, estaduais e municipais, bem como das instituições ligadas aos colegiados de bacias nacionais. Precisamos que todos apoiem e busquem aportar recursos para o mais breve possível alcançarmos o tão sonhado senso no cadastramento das Bacias Hidrográficas dos Rios Verde e Jacaré”, finalizou.

Veja fotos da reunião

montagem CBHS rios Verde e Jacare