Crianças viram carranca para defender o Velho Chico em Pão de Açúcar (AL)

03/06/2019 - 17:17


O dia de maior movimento da semana em Pão de Açúcar (AL) iniciou diferente nesta segunda-feira, 3 de junho, em que é comemorado o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. A campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” tomou conta da feira livre, que acontece nas principais ruas da cidade, e levou conscientização sobre o rio São Francisco a estudantes, através de visitas guiadas à exposição educativa. A comunidade em geral também não perdeu a oportunidade e compareceu ao estande da campanha, organizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), para aprender sobre a representatividade do Velho Chico e, assim, poder defendê-lo.


“A campanha está oferecendo uma programação bem variada, buscando atingir toda a comunidade. Trazer os estudantes para a exposição é uma forma de empoderá-los e proporcionar mais conhecimento sobre o rio e sobre o Comitê. O foco da campanha é fomentar e trazer à tona todas as ações que envolvem o rio São Francisco, sua gestão, a bacia hidrográfica e a relação entre o governo e as instituições parceiras, que lutam pela preservação do rio. O evento deste ano está se revelando um grande sucesso”, explica o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Baixo São Francisco, Honey Gama, que participa da 6ª edição da campanha.
A professora de biologia e secretária da CCR Baixo, Rosa Cecília Lima, conta que o dia 3 de junho não é só um dia em defesa do rio São Francisco. “É o dia mais importante para todos os membros do Comitê e para toda a comunidade que reside próximo ou precisa do Velho Chico. Dia em que não estamos comemorando, mas mostrando à sociedade o que está acontecendo com o rio e o que precisamos fazer. Se cada um fizer a sua parte, chegaremos ao rio que queremos, não ao rio que temos. Precisamos mudar, nos sensibilizar e mudar um pouco as nossas ações. Este é o momento de nos voltarmos às crianças, adolescentes e adultos, buscando fazer com que eles parem para refletir e agir em favor do Velho Chico”, ressalta.
Pela manhã, a Unidade Municipal de Ensino (U.M.E.) Bráulio Cavalcante recebeu o ambientalista e membro do CBHSF, Antônio Jackson, para palestrar sobre a defesa do Velho Chico e as mudanças já começaram a aparecer. Aos 13 anos, a aluna do 8º ano, Taynara Amanda Lima, afirmou que nunca tinha visto uma campanha tão significativa no município e deixou bem claro que vai entrar nessa luta para defender o rio. “Tem muita gente que joga lixo no rio como se ele fosse uma lixeira. Como eu vou, praticamente, todos os dias no rio para brincar e nadar com meus amigos, vou começar a catar os lixos que ficam na beira. Quando penso que ele pode acabar, tenho a sensação que a gente não vai mais sobreviver”, afirma Taynara.
A diretora do Centro Educacional Opção (CEO), Carla Cansanção, levou os alunos para prestigiarem a campanha. “Recebemos o convite para participar deste dia e trouxemos nossos alunos, já que as crianças são o futuro. Elas tiveram acesso a um material didático, que estudaram ao longo da semana, sobre a importância da preservação do rio São Francisco. Na exposição, eles puderam ver na prática o que estavam estudando. O rio é a vivência dos nossos alunos e, por isso, a preservação e o conhecimento da bacia hidrográfica é tão importante para eles. Conhecendo, eles passam a valorizar e conservar para as próximas gerações”, afirmou a diretora.
A aluna Letícia Gabrielly Fialho, do Centro Educacional Opção (CEO), que visitou a exposição com os seus colegas, relatou que não tinha noção da quantidade de água que existia no rio e o quanto já foi perdido. “Com as explicações, percebemos que precisamos conservar o rio, que a gente não conservava antes. Eu nunca liguei para a situação do rio, nem para o descarte de lixo. Só hoje estou tendo a consciência do que devo fazer para mudar isso e vou passar a fazer”, assegurou.


Veja as fotos do evento: 


Participação
A campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” está sendo realizada simultaneamente em quatro cidades brasileiras, contemplando as quatro regiões da bacia – Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco. São elas: Pão de Açúcar (AL), Três Marias (MG), Bom Jesus da Lapa (BA) e Juazeiro (BA). Para a sua realização, o Comitê conta com o apoio de diversas instituições e todas as prefeituras dos municípios envolvidos.
Durante os dias da campanha em Pão de Açúcar, membros da comissão de direito socioambiental da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) aderiram à mobilização. Além do coordenador da CCR Baixo, Honey Gama, o secretário da comissão, Gildo Cravo, esteve presente. “Estou muito feliz em estar participando da campanha em um município que está adquirindo o Plano Municipal de Saneamento Básico através do Comitê e que, com isso, passa a ter a possibilidade de deixar de degradar o rio. A conscientização e a participação da sociedade é a forma de preparar para o futuro, por isso as atividades de cunho ambiental da campanha, que estão sendo muito produtivas, tem tanta importância”, destacou.
 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Carolina Leite
*Fotos: Edson Oliveira