CBHSF busca parceria com a prefeitura de Arapiraca (AL)

10/06/2019 - 11:11


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) deverá contar com uma parceria técnica com o município alagoano de Arapiraca. O presidente do colegiado, Anivaldo Miranda, participou de reunião na manhã desta sexta-feira (7 de junho) com o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), no gabinete do gestor, para tratar da questão. Miranda fez um relato do investimento feito pelo CBHSF na elaboração dos planos municipais de saneamento básico e convidou o prefeito a participar do encontro de gestores a ser promovido no segundo semestre pelo Comitê, em Brasília, com a finalidade de buscar a contrapartida federal para implantação do saneamento nesses municípios.


Ao lado do representante do Comitê Rio Piauí, Marcelo Ribeiro, Miranda fez um relato das intervenções feitas com vistas à recuperação hidroambiental do principal afluente do São Francisco no Estado e também discutiu com o prefeito os possíveis investimentos na Lagoa do Pé Leve, localizada em Arapiraca. “Nossa preocupação é com a qualidade da água do Rio São Francisco, daí nossas ações voltadas para obras de recuperação hidroambiental, a exemplo do Rio Piauí e na qual se inclui a lagoa Pé Leve”, explicou o presidente do CBHSF.
Para Marcelo Ribeiro, a parceria pode oferecer bons resultados. “Porque a própria prefeitura de Arapiraca dispõe de técnicos. Então, a junção desses profissionais com a experiência a ser oferecida pelo Comitê, o meio ambiente, a sociedade e o São Francisco só têm a ganhar”, avaliou.
O prefeito Rogério Teófilo se comprometeu em realizar um diagnóstico na área, antes de qualquer intervenção na lagoa. O quesito recuperação ambiental será uma das pautas a ser discutida pelo prefeito Rogério Teófilo no município. “E gostaríamos de contar com a expertise do Comitê nessa área”, considerou Teófilo, que anunciou a disponibilidade de uma rubrica de R$ 500 mil para esse diagnóstico.

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Delane Barros
*Fotos: Delane Barros