Bacia do Córrego Novilha Brava, em Pompéu (MG), apresenta melhorias ambientais com ações do CBHSF

01/06/2021 - 12:48

Buscando a melhoria na qualidade e quantidade dos recursos hídricos da região, o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF) desenvolve na bacia do Córrego Novilha Brava, localizado em Pompéu (MG), um projeto de recuperação hidroambiental desde 2020. As ações executadas já proporcionaram uma melhora ambiental da bacia com maior disponibilidade e melhor qualidade dos recursos hídricos.

 O Córrego Novilha Brava é um importante afluente do Rio Paraopeba que, junto com outros rios, córregos e ribeirões, formam a bacia hidrográfica do Rio São Francisco. A bacia do Novilha Brava possui uma área de aproximadamente 71,55 Km² e perímetro de 57 Km, cujo curso d’água principal percorre 13,06 Km de extensão.

“A bacia do Córrego Novilha Brava apresentava manejo inadequado do solo e dos recursos hídricos causando problemas ambientais, tais como a erosão hídrica, o aumento do escoamento superficial, a deficiência de drenagem e alteração dos aspectos qualitativos e quantitativos da água”, explicou o representante da Prefeitura de Pompéu, instituição proponente do projeto, Breno Henrique da Silva Santos, que também é membro da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco.

Breno Santos acrescenta que a expectativa é que a região apresente ainda mais melhorias ambientais. “Antes do projeto, na região do assentamento 26 de outubro, onde vivem mais ou menos 130 famílias, eles não tinha água para o abastecimento humano e dessedentação animal. Esse ano a água voltou apresentando melhorias tanto superficial quanto subterrânea. As ações do projeto são um exemplo para os produtores locais de que preservar é o melhor caminho para ter água. Pompéu acredita que o fortalecimento do agronegócio e a conservação dos recursos hídricos devem andar de mãos dadas”, finalizou.

"Esse ano a água voltou apresentando melhorias tanto superficial quanto subterrânea. As ações do projeto são um exemplo para os produtores locais de que preservar é o melhor caminho para ter água.” Breno Henrique da Silva Santos, que também é membro da Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco

A agricultora familiar Maria Valentim do assentamento 26 de outubro explica que a construção das barraginhas trouxe melhorias para a bacia do Córrego Novilha Brava. “Hoje com esse projeto de barraginhas aqui, maravilhoso, nos beneficiou muito, segurando as águas das chuvas na nossa terra. E vai melhorar cada vez mais. O projeto ainda não terminou e as melhorias já são vistas. Eu vejo cada vez mais melhorias para o futuro”.

O projeto de requalificação ambiental do Córrego Novilha Brava, no valor de R$ 748.185,86, prevê a construção de 2.606 metros de cercamento de nascentes, plantio de 2.935 mudas de espécies nativas da região, construção de 180 bacias de contenção de água da chuva (barraginhas), 109 peitos de pombo, 67.075 metros de terraceamento, patrolamento de 14.720 metros de estradas e plantio de 971 mudas de leguminosas. A previsão é de finalizar o projeto em fevereiro de 2022.

O coordenador da CCR Alto São Francisco, Altino Rodrigues Neto, vê com satisfação as melhorias trazidas pelo projeto. “Pompéu é uma região problemática em relação ao abastecimento de água. É uma alegria ver a água voltar a correr em abundância e com qualidade no córrego Novilha Brava”, disse.

Assista ao vídeo do projeto

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Prefeitura de Pompéu