Os gigantes que também moram no São Francisco

22/10/2013 - 9:56

Animais grandes, com corpo escamado, contemporâneos dos dinossauros e que inspiram medo em muita gente. Se alguém pensou que o tema seria cobras, enganou-se! Hoje o assunto será jacarés.
Esses animais se adaptam facilmente às condições de vida. Os principais riscos de sobrevivência encontrados por eles são a poluição das águas, a caça excessiva, por causa do seu couro que é muito apreciado para a confecção de sapatos e bolsas, e também o desmatamento.
O  jacaré-de-papo-amarelo já esteve ameaçado de extinção, mas depois que a caça predatória foi proibida a espécie se recuperou, conseguindo se desenvolver desde o período nascente até a fase adulta, com mais ou menos 50 anos. Aqui no Brasil essa espécie é facilmente vista na bacia do São Francisco e na Bacia do Paraná.
Apesar de esses gigantes terem uma apareça pouco amigável é importante zelar por sua preservação, pois eles são essenciais para  o equilíbrio ecológico. Eles evitam epidemias de doenças como a esquistossomose, já que os caramujos transmissores são um de seus alimentos.