Dez entre dez brasileiros preferem feijão

06/08/2013 - 18:19

“Dez entre dez brasileiros preferem feijão”.  Gonzaguinha não estava errado quando escreveu a canção Feijão Maravilha, o feijão é mesmo um dos alimentos mais adorados pelos brasileiros e  tem lugar garantido no prato do dia a dia, independente de como seja preparado.
O consumo desse legume é feito de diversas maneiras, grãos verdes, maduros e até as suas vagens são aproveitadas. Os pratos variam de região para região, no nordeste é comum encontrar a feijoada, a salada feita com a vagem, o baião de dois, o feijão de leite e o arrumadinho, preparação com farofa, salada vinagre e carne frita.
Os grãos de feijão são derivados de pequenos “pés”, que chegam até 60 centímetros, ou de trepadeiras que atingem até 5 metros. A melhor época para colher as sementes é quando a maioria das folhas já caíram e as vagens já estão escuras.
O feijão Vigna unguiculata é conhecido também como feijão-de-corda, caupi, macáçar, canapu, vigna e fradinho. Esse tipo de feijão é comum na região norte e nordeste, principalmente no agreste, no sertão e no Baixo São Francisco.