O Vilarejo de Entremontes e as heranças do bordado de redendê

29/08/2014 - 18:24

Conhecido nacionalmente pelos bordados de redendê e pela visita de Dom Pedro II, Entremontes é um povoado do município de Piranhas/AL que encanta os  visitantes.
Entremontes é um daqueles lugares em que o tempo parece passar num ritmo mais lento. As mulheres ficam, na maior parte do tempo, sentadas na porta de casa fazendo bordados de redendê e conversando. A quantidade de bordadeiras é tanta que chega a impressionar. Esse dom é herdado de mãe para filha e elas costumam produzir essas rendas juntas, na sala ou na porta de casa. Para elas é como uma terapia. E quando chegam os visitantes, as bordadeiras abrem as suas casas para que possam conferir seus trabalhos artesanais que são vendidos a preços muito baratos.
O vilarejo tem visual colorido e suas edificações tipicamente coloniais, construídas em lotes estreitos sobre o limite do passeio público.
Em 1859, Dom Pedro II passou por lá em uma rápida visita. No local onde dormiu, está hoje uma placa anunciando que ali foi a escolha para a estadia do imperador. Tanto a visita histórica, quanto os bordados de redendê, fizeram do povoado um ponto turístico e essas duas circunstâncias geram até hoje economia para o povo da região.