Expedição Amigos das Águas – atitudes que colaboram para a revitalização do rio

16/09/2014 - 18:11

O início da primavera é o auge da estiagem na região da bacia do rio São Francisco. Nessa época, as águas do Velho Chico ficam mais límpidas e o período é oportuno à observação.
E é neste tempo, entre os dias 12 e 14 de setembro, que a expedição científica ‘Amigo das Águas’, formada formada por ambientalistas, cientistas, técnicos, geólogos, jornalistas, turismólogos, empresários, etc., sai de Três Marias até Pirapora, navegando por cerca de 180km de barco através do Velho Chico. O ambientalista Roberto Mac Donald Morais, organizador da empreitada, conta com a participação de cerca de 260 pessoas.
Tudo começou em 1990, quando três amigos decidiram viajar pelo rio São Francisco e seus afluentes, iniciando pelo Rio das Velhas. “Há 24 anos começamos com a vontade de aumentar o respeito e os cuidado com o rio, seus peixes, margens e afluentes. Com o tempo a coisa foi se tornando mais que uma aventura”, conta Mac Donald.
Nessa viagem, serão verificados os impactos nas matas ciliares, o avanço do assoreamento e da exploração econômica. A SAAE-Pirapora apresentará relatórios sobre a qualidade da água e informações técnicas, divulgando na imprensa e disponibilizando no site www.saaepirapora.com.br.