A lenda do Vapor encantado

14/06/2014 - 12:56

O Rio São Francisco faz parte da vida de milhões de pessoas. Não só nos aspectos práticos que envolvem a alimentação, a economia e os transportes na região da bacia, mas também na cultura local, povoando o imaginário popular com muitas lendas e histórias. Uma destas histórias contadas pelos barranqueiros é a do Vapor encantado.
A embarcação foi avistada pela primeira vez por dois canoeiros. Eles estavam atravessando o rio quando viram um barco a vapor muito iluminado navegando ao longe. Ao se aproximarem para descobrir do que se tratava o barco simplesmente desapareceu diante de seus olhos.
A lenda segue forte até os dias de hoje, principalmente na região compreendida entre as cidades de Januária e Bom Jesus da Lapa, um dos trechos do São Francisco com grande tradição de navegação. Enquanto alguns dizem que uma grande festa acontece na misteriosa embarcação, outros garantem que não há sequer um tripulante no barco. Estes mistérios enriquecem a cultura da bacia do rio São Francisco e inspiram muitos artistas, músicos e contadores de história da região.