Animais da caatinga: vítimas do contrabando

15/10/2013 - 18:22

Muito calor, aspecto acinzentado e pouquíssima água. Sim, tudo isso caracteriza a caatinga, área em que vive 18% da população brasileira, mas quem pensa que é só isso que se vê por lá se engana. A caatinga é vasta, resistente e cheia de surpresas.
Esse bioma, genuinamente brasileiro, é cheio de vida e rico em fauna e flora, a falta d’água torna as plantas e animais mais resistentes ao clima severo, e em épocas de chuva os paredões de arenito ficam cercados de verde. Basta um pouco de água para as plantas florescerem e esse bioma, que na região da bacia do São Francisco é predominante no nordeste baiano, mudar de aspecto.
Na caatinga alguns animais como raposas, tatús, onças, veados, tamanduás e mocós podem ser vistos, infelizmente algumas dessas espécies ainda são vítimas do tráfico ilegal. Os animais que são capturados para serem vendidos ilegalmente sofrem com a alimentação imprópria, o armazenamento e transporte em locais caóticos e, em grande parte das vezes, com maus tratos.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco, localizada em Petrolina, possui um trabalho de tratamento desses animais que são recuperados do tráfico, ou que são resgatados de regiões próximas as obras de transposição do rio São Francisco. Depois de reabilitados e prontos para voltarem para o seu habitat natural, os bichos são transportados em segurança e soltos na caatinga.