Assoreamento – o que é? As principais causas e suas consequências

04/09/2014 - 10:07

O assoreamento é um fenômeno que ocorre em rios que sofrem processos erosivos causados pelo homem ou pela natureza. Os principais causadores são as chuvas, o vento, as mudanças químicas, as alterações na disposição do solo e das rochas e o acúmulo de lixo e de grandes quantidades de entulho e detritos, que, na falta das matas ciliares acabam indo parar no fundo do rio.
Além disso, o assoreamento provoca a redução no volume de água de algumas partes do rio e o alagamento de outras. Compromete o fluxo das correntes e a navegabilidade do rio, altera a visibilidade e a entrada de luz, e, ainda, reduz a renovação do oxigênio da água, comprometendo a qualidade da mesma, colaborando para o desequilíbrio do ecossistema.
Por causa do assoreamento, parte do sistema hidroviário de algumas regiões da bacia do rio São Francisco foi interrompida por algumas vezes. Na região da travessia Petrolina/Juazeiro, até as embarcações pequenas precisam de cuidados para navegar e a marinha emitiu alerta às embarcações maiores.
Para evitar o fenômeno é preciso conscientização da população e das indústrias para que os lixos domésticos e industriais não sejam jogados nos rios. Além disso, é preciso a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios que realizem o desassoreamento e a proteção das matas ciliares.