Presidente do CBHSF recebe diagnóstico de obra em tribo indígena

26/02/2018 - 14:11


O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, recebeu no dia 23 de fevereiro, os engenheiros responsáveis pelas obras de abertura do canal para abastecimento da comunidade indígena Kariri-xocó, em Porto Real do Colégio (AL). O trabalho só foi possível com a cessão do maquinário por parte da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Parnaíba e do São Francisco (Codevasf) e o aporte financeiro do Comitê.
A comunidade indígena enfrentava um problema de saúde pública, com a água de má qualidade captada no Rio São Francisco e buscou o apoio do CBHSF para resolver o problema. A turbidez do líquido ficou comprometida devido a vazão reduzida do Velho Chico.
O engenheiro Márcio Martins, da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), órgão ligado ao Ministério da Saúde, explicou que o trabalho de abertura do canal trouxe ganhos significativos para a tribo. “A comunidade, hoje, agradece bastante a determinação dos órgãos em resolver o problema”, afirmou ele. O engenheiro salientou que a intervenção é paliativa. Com a chegada do período invernoso na região, a tendência é que a areia das margens volte para o leito do rio, onde há a retirada da água.
Martins também apresentou um diagnóstico com vistas a resolver o problema definitivamente. Segundo ele, é necessária a substituição da rede de encanação, a execução de um reservatório pulmão para armazenar o líquido, mudança do ponto de captação, para uma área mais aberta, com água corrente do São Francisco, e melhoria na estrutura da estação de tratamento de água.
Diante do relato, o CBHSF pode ser um financiador das obras que beneficiam a comunidade. O presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, considerou o resultado satisfatório. “Esse é o trabalho do Comitê, investir parte dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água bruta em benefício da própria bacia hidrográfica, atendendo as comunidades do entorno e da própria calha principal do rio”, finalizou Miranda.
A tribo Kariri-xocó fica às margens do rio São Francisco, no município alagoano de Porto Real do Colégio, em frente à cidade sergipana de Propriá. Quase 4mil índios moram na tribo, que se estende numa região que vai até o município vizinho de São Brás, também em Alagoas.
 
* Por Delane Barros