O futuro começa agora

04/10/2016 - 11:38

20160915hc1436
Em sintonia com o slogan do encontro – Rumo ao Futuro -, o Comitê do São Francisco deu início em setembro a uma nova jornada institucional com a eleição da nova diretoria colegiada da entidade durante a sua XIX Plenária Extraordinária, realizada em Belo Horizonte. Durante o evento, também tomaram posse os novos 124 membros do CBHSF, além dos coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já tem nova composição para os próximos quatro anos. Os membros eleitos e os reeleitos tomaram posse na XIX Plenária Extraordinária do colegiado, realizada no dia 16 de setembro, no auditório do Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte (MG). Em seguida, realizou-se a eleição da nova diretoria. Para a presidência do CBHSF, foi reconduzido ao cargo, por unanimidade de votos, Anivaldo de Miranda Pinto, que representa o segmento da sociedade civil. Este será o primeiro mandato que Miranda exercerá integralmente, uma vez que na gestão anterior substituiu o ocupante do cargo, que deixou o Comitê.
O nome de Miranda surgiu como consenso em todas as regiões fisiográficas do rio São Francisco (Alto, Submédio, Médio e Baixo), ainda durante as plenárias eleitorais, realizadas em meses anteriores, como também foi unânime sua indicação pelo segmento que representa no CBHSF. “Agora, é continuar com esse projeto em defesa do São Francisco, como vínhamos fazendo, especialmente com o forte investimento em obras de recuperação hidroambiental”, afirmou o presidente.
Nessa linha de investimentos na bacia do São Francisco, Miranda confirmou que voltará sua atenção especialmente para o combate ao lançamento de esgotos no Velho Chico. “É inaceitável que ainda hoje os esgotos sejam lançados no rio. É preciso intervir com urgência”, defendeu, citando o programa “Esgoto Zero”, cuja finalidade é contribuir com os municípios para que os esgotos sejam tratados em vez de lançados in natura nas águas. Para isso, o Comitê vem investindo na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico e continuará com essa meta.
A plenária também escolheu José Maciel Oliveira Nunes para assumir a vice-presidência do colegiado. Até a gestão anterior, Maciel era secretário do Comitê e foi remanejado com folga de votos: dos 62 componentes do colegiado, 34 referendaram o seu nome para o cargo. A vaga também era disputada por Wagner Soares Costa, que exerceu a função na gestão passada. “Sou ribeirinho, represento o segmento da pesca e sempre que falo sobre o São Francisco fico emocionado porque se trata de um dos rios de maior importância para o Brasil. Precisamos defender esse manancial fantástico”, disse Maciel Oliveira.
Investido no novo cargo, Maciel revela as metas prioritárias desta gestão, que, segundo ele, terá como principal desafio a execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, aprovado na plenária. “Nós precisamos tornar realidade tudo que foi planejado na política de gestão dos recursos hídricos”, disse, ressaltando ainda que o Plano não é propriedade do Comitê do São Francisco, mas, sim, de toda a sociedade brasileira”. Maciel passou os últimos seis anos na Secretaria do CBHSF e, por isso, não poderia ser reconduzido ao cargo, conforme estabelece o Regimento Interno do colegiado.
Para o cargo de secretário do CBHSF foi escolhido Lessandro Gabriel da Costa, que obteve 37 votos, contra 19 destinados a Agenor Amaral. Costa representa o segmento do poder público municipal da região do Alto São Francisco e durante seu pronunciamento de defesa à candidatura demonstrou disposição em doar seu tempo às causas do Velho Chico. Após a votação, os eleitos assinaram o termo de posse, pelo qual ficam investidos de suas funções no colegiado. Presidente, vice e secretário compõem a Diretoria Executiva (Direx) do Comitê.
REGIONAIS
Durante a plenária, também foram escolhidos os coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais, que representam as quatro regiões fisiográficas do São Francisco. A escolha é sempre feita pelas representações de cada regional. Assim, para a coordenação da CCR Alto São Francisco, foi eleita Silvia Freedman Ruas Durães, e para secretariar o grupo, Ronaldo de Carvalho Guerra.
Para coordenador da CCR Médio São Francisco, foi eleito Ednaldo de Castro Campos, e como secretário, João da Conceição Santos. O novo coordenador quer conhecer todos os projetos de recuperação hidroambiental executados na região pelo CBHSF. “Paralelamente a isso, aguardo as indicações dos comitês afluentes quanto aos nomes que poderão compor a câmara técnica”, avisa. Ednaldo Campos faz parte do Comitê desde a última gestão, iniciada em 2013, e representa o segmento da irrigação.
No caso da CCR Submédio, a coordenação será de Julianeli Tolentino de Lima e a secretaria, de Almacks Luiz Silva. Na estrutura do CBHSF, o coordenador representa o segmento das instituições técnicas de ensino. Julianeli é reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), cuja sede fica em Petrolina (PE) e tem campus também em Juazeiro (BA).
Na região do Baixo, a CCR será coordenada pelo advogado Honey Gama Oliveira, que ingressou recentemente no CBHSF, na condição de representante das organizações técnicas de ensino e pesquisa. As metas e diretrizes de atuação da CCR serão amadurecidas após reunião de todos os componentes do grupo. A secretária da Câmara Consultiva Regional do Baixo será Rosa Cecília Lima dos Santos.
Juntamente com a Direx, os coordenadores das CCRs formam a Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê. A posse também aconteceu logo após a eleição, na capital mineira.
Ministro prestigia plenária
O ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, marcou presença na abertura da XXX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Na oportunidade, destacou a relevância do encontro em colaborar com as ações propostas pelo governo federal para a revitalização do Velho Chico. “Tenho certeza que o que for debatido aqui será observado pelo governo na elaboração do nosso programa, que objetiva um São Francisco vivo, forte, que possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento nacional”.
– Sabemos que o Brasil abriga a metade das bacias hidrográficas existentes no mundo e é o pais número 1 em reserva de água doce. Temos consciência também da necessidade de encontrar o caminho certo para construir um novo Chico, que garanta quantidade e qualidade das suas águas, sem abrir mão da sustentabilidade ambiental, disse o ministro.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF
*Esta matéria foi veiculada no Jornal Notícias do São Francisco nº 47. Para ler o jornal completo, acesse.