O diagnóstico sobre o saneamento básico em municípios do Médio São Francisco é apresentado em audiências públicas

05/03/2018 - 14:43

Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, São Felix do Coribe e Jaborandi, todos na Bahia, foram contemplados
“Quem bebe daquela água nunca esquece”, esse é o lema do município de Santa Maria da Vitória, localizado na região oeste da Bahia, às margens do Rio Corrente, um dos principais afluentes da margem esquerda do São Francisco. Constituído por três distritos, o município possui uma população bem dividida entre a zona urbana e rural. Apesar de margear o rio, o município sofre com questões básicas do saneamento como o abastecimento em quantidade e qualidade de água potável para todo o município.
Em busca de soluções viáveis e ambientalmente sustentáveis o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) financiou a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Santa Maria da Vitória com o objetivo de garantir a promoção da segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.
O município que abriga o Santuário de Bom Jesus da Lapa, lugar de romaria há mais de trezentos anos e é conhecido como a Capital Baiana da Fé também foi contemplado. A cidade, que tem uma população estimada em 70 mil habitantes, chega a receber cerca de 500 mil romeiros entre julho e agosto, quando ocorre o novenário. Tendo uma população flutuante tão intensa é natural que o município encare diversos problemas na área de saneamento básico e preservação do meio ambiente. O CBHSF realizou, por meio de visitas em loco e mobilização social, um diagnóstico sócio participativo da situação atual dos serviços básicos de saneamento do município, que foi apresentado em audiência pública na câmara de vereadores.
Em São Felix do Coribe (BA) a situação não foge da infeliz média nacional. Foi o que a população, representantes do poder público municipal e entidades da sociedade civil puderam constatar na audiência pública para apresentação do diagnóstico da infraestrutura e dos serviços de saneamento do município.
O município de Jaborandi (BA) também foi contemplado com a elaboração do PMSB. Jaborandi possui um mapa hidrográfico repleto de rios e riachos sendo os principais o rio Formoso, rio Arrojado, rio Correntina, rio Arrojadinho, rio Pratudinho e o rio Pratudão. Não obstante da realidade, em Jaborandi os recursos hídricos sofrem com o assoreamento, degradação e falta de ações preventivas como medidas de saneamento básico.
Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) Médio São Francisco, Ednaldo Campos, o PMSB deve ser uma responsabilidade de todos. “Saneamento básico é direito e dever de cada cidadão. Se bem executado, o planejamento é capaz de promover a segurança hídrica, prevenir doenças, reduzir as desigualdades sociais, preservar o meio ambiente, reduzir acidentes ambientais e desenvolver economicamente o município”, ponderou Campos.
As reuniões foram realizadas nos dias 01 e 02 de março. Foram contemplados também os municípios de Xique-Xique e Ibotirama, na região do Médio São Francisco.

Veja as fotos


 
* Texto e fotos Higor Soares