Miranda faz avaliação positiva da gestão

15/09/2016 - 18:37

“A maneira mais prazerosa de terminar uma gestão é com a sensação de que o trabalho foi desenvolvido com êxito. E todos aqui estão de parabéns”, avaliou o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, ao encerrar, na noite desta quinta-feira (15/09), a XXX Reunião Plenária da instituição, que aconteceu em Belo Horizonte (MG). Amanhã (16/09), no mesmo local, tem início a XIX Plenária Extraordinária do CBHSF, quando serão empossados os novos 124 membros, e eleita a nova Diretoria Colegiada.
O ambientalista reiterou a vontade de o Comitê de lançar, em 2017, o programa Esgoto Zero. “É inaceitável que, ainda hoje, os esgotos sejam lançados no rio São Francisco. É preciso intervir com urgência”, disse, na perspectiva de sanar o lançamento desenfreado de esgotos e dejetos químicos na calha do Velho Chico.
O CBHSF já é hoje o principal financiador na elaboração de Planos de Saneamento Básico de municípios da bacia. Com investimentos iniciais da ordem de R$ 8 milhões, a entidade já elaborou 25 PMSBs, tendo a meta de alcançar, ainda este ano, outras 42 cidades ribeirinhas.
Anivaldo Miranda agradeceu o empenho dos coordenadores regionais, dos membros das câmaras técnicas e da Diretoria Colegiada no sentido de consolidar o Comitê do São Francisco no cenário nacional. E reforçou a necessidade de se avançar cada vez mais: “Se é para fazer gestão de recursos hídricos é preciso empoderar os comitês. Só assim poderemos zelar efetivamente pela quantidade e qualidade das águas dos nossos rios”.