Ministério visitará estados no processo de revitalização do São Francisco

03/10/2016 - 11:39

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai começar uma rodada de encontros com os governos estaduais da bacia do rio São Francisco, com a finalidade de colher contribuições para compor as linhas do Programa de Revitalização Novo Chico. Lançado no início de agosto pelo governo federal, o Programa prevê a realização de ações a curto, médio e longo prazo. O Ministério integra a composição da Câmara Técnica do Novo Chico, da qual também faz parte também o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
O objetivo das reuniões setoriais é apresentar esse novo momento da revitalização e construir, junto com os Estados e os comitês de bacias, estratégias para os próximos anos. A primeira delas acontecerá na manhã desta segunda-feira (03.10}, na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), em Brasília (DF).
De acordo com o cronograma elaborado pelo Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do MMA, as visitas serão feitas pelo gerente de Projeto Henrique Pinheiro Veiga. A intenção é conversar com o secretário de Meio Ambiente de cada estado e sua equipe técnica, além de comitês estaduais de bacias.
Após o Distrito Federal, o planejamento estabelece visita ao estado de Sergipe, no dia 5 de outubro; Alagoas, no dia 6; Pernambuco, no dia 7; Goiás, no dia 11; Minas Gerais, no dia 13; e Bahia, no dia 14 de outubro. Na programação, Henrique Pinheiro Veiga terá reunião com a Diretoria Executiva do CBHSF na próxima quinta-feira (6.10), no escritório do colegiado, em Maceió (AL). Ele será recebido pelo presidente e pelo vice do Comitê, respectivamente, Anivaldo Miranda e Maciel Oliveira.
Com essa iniciativa, o Ministério quer fortalecer as ações em dois eixos do programa de revitalização, que são o de gestão ambiental; e o de proteção e usos sustentáveis dos recursos naturais. Em todos os estados, a reunião com os secretários está marcada para 10h e com as equipes técnicas das secretarias, às 14h.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF