Combate à degradação é prioridade da FPI

09/08/2016 - 9:41

O primeiro dia do encontro entre representantes do Ministério Público Federal com o CBHSF foi finalizado nesta segunda-feira (08.08) com uma palestra da promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia e coordenadora do Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco (NUSF), Luciana Khoury, que falou sobre a experiência da FPI (Fiscalização Preventiva Integrada), programa que reúne diversos órgãos públicos na prevenção e combate a degradação ambiental na região do São Francisco.
“O objetivo geral da FPI é proteger o meio ambiente natural, cultural, do trabalho e construído da bacia do rio São Francisco, além de melhorar a qualidade de vida de seu povo através de ações planejadas e integradas de conservação e revitalização”, destacou a promotora.
Uma das preocupações do FPI é de não apenas diagnosticar, mas também tomar medidas: “A bacia é tão grande que se a gente ficar diagnosticando tudo para só depois atuar perderemos um tempo importante sem tomar medidas concretas em relação ao que está provocando impactos negativos ”, acrescentou.
A promotora enumerou ainda alguns objetivos específicos do Núcleo, como conscientizar a sociedade e empreendedores, responsabilizar os agentes causadores de danos ao meio ambiente e incentivar a cidadania ambiental, através da participação dos diversos segmentos da sociedade.
O 1 º Encontro do CBHSF com Membros do Ministério Público Federal continuará na manhã desta terça-feira(09.08) com uma apresentação de Daniel Azeredo Avelino, procurador da República no Pará sobre a experiência do Grupo de Trabalho Amazônia Legal. Ele abordará a concepção, funcionamento e possibilidades do programa para uma atuação integrada com membros de uma bacia hidrográfica.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF