Itaipu apresenta sua experiência ambiental

01/12/2016 - 17:55

A XXXI Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que vem se realizando no auditório da Faculdade Raimundo Marinho, em Penedo (AL), contou com uma apresentação especial da hidrelétrica Itaipu Binacional. Kleber Vanolli, da Superintendência de Gestão Ambiental, apresentou o projeto executado pela empresa, intitulado “Cultivando Água Boa”, aplicado no âmbito de toda a bacia hidrográfica do rio Paraná para fins de preservação ambiental.\
Executado desde 2003, o programa começou com pequenas intervenções na bacia hidrográfica. O resultado é que, desde então, já foram recuperadas 217 microbacias, com investimento dividido entre a Itaipu, as Prefeitura inseridas na bacia e os produtores. “Contamos muito com o envolvimento dos produtores, pois eles têm a consciência da necessidade de sua participação. Não pagamos por produção de água, pois o produtor rural sabe da importância de medidas como a recuperação de estradas, por exemplo”, explicou Vanolli.
O investimento anual do programa é de aproximadamente U$ 5 milhões. São realizadas ações de aproveitamento de águas da chuva; conservação de solos, em mais de 27 mil hectares; adequação de estradas; cercamento de matas ciliares, entre outras. A Itaipu é responsável pela geração de mais de 98 bilhões de megawatts de energia.

ASCOM – Assessoria de Comunicação Social