CTPPP discute assuntos estratégicos em Belo Horizonte

11/10/2017 - 14:42

A Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) reuniu-se nesta segunda e terça-feira (09 e 10 de outubro), na sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG) e avançou na discussão de assuntos estratégicos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Os destaques das discussões foram o Plano Plurianual de Aplicação dos Recursos da Cobrança (PAP) para o exercício de 2018-2020 e a Deliberação para a Seleção de Projetos 2018-2020.
“A CTPPP precisa ser eficiente. Hoje temos mais experiência e conhecimento para saber o que a bacia hidrográfica do São Francisco necessita. Trabalhamos sempre em busca de melhorias”, afirmou a coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Lopes.
Os membros da CTPPP avançaram na preparação do instrumento de planejamento, com definições sobre as ações e valores que o Comitê desenvolverá nos próximos três anos. O PAP facilitará a aplicação eficaz dos recursos da cobrança e terá um prazo maior para planejar como serão investidos os recursos.
“A bacia do Rio São Francisco possui um Plano Diretor de Recursos Hídricos. Precisamos de mais agilidade e o Plano existe para nos orientar a elencar as ações prioritárias que o Comitê deve desenvolver”, explica a professora da Universidade da Bahia (UFBA) e membro da CTPPP, Yvonilde Medeiros.
A Câmara também discutiu a minuta da Deliberação para Seleção de Projetos 2018-2020. O CBHSF lançará um edital de chamamento público de demandas de projetos a serem executados com recursos da Cobrança pelo uso dos Recurso Hídricos, no âmbito do CBHSF, detalhado no PAP. Esta Deliberação será pautada para aprovação na plenária do CBHSF prevista para ocorrer nos dias 7 e 8 de dezembro, em Paulo Afonso (BA).
Durante a reunião, a diretora de Integração da Agência Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira, apresentou um esboço do Termo de Referência para contratação de ações de mobilização e sensibilização ambiental na bacia do São Francisco. O documento foi aprimorado com as contribuições dos membros da CTPPP debatidos na última reunião da Câmara.  A ação terá como foco promover ações educativas e de mobilização social, apresentando por meio da teoria e do lúdico os problemas enfrentados pela Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
O encontro foi conduzido pela coordenadora da CTPPP, Ana Catarina Lopes, e contou com a presença dos membros da Câmara: João Machado, da Associação dos Fruticultores da Adutora da Fonte (AFAF); Anselmo Barbosa Caires, da Associação dos Condutores de Visitantes de Morro do Chapéu; Johann Gnadlinger do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada; Yvonilde Medeiros da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Andrea Sousa Fontes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável de Diamantina; José Roberto Fonseca e Silva do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL); Larissa Alves da Silva Rosa do Ministério de Meio Ambiente (MMA); Márcio Tadeu Pedrosa do Consórcio de Municípios do Lago de Três Marias (Comlago), além da diretora de Integração da Agência Peixe Vivo, Ana Cristina da Silveira; e Thiago Campos e Rúbia Mansur.
 

Veja as fotos da reunião

 
Por Luiza Baggio
Fotos: Luiza Baggio