Diretoria do Comitê se reúne extraordinariamente em Maceió

26/02/2018 - 19:10


A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu de maneira extraordinária na manhã desta segunda-feira (26 de fevereiro), no escritório do colegiado, em Maceió (AL). O encontro teve como único item de pauta a necessidade de alterações limítrofes dos municípios inseridos na Bacia Hidrográfica do chamado rio da integração nacional, chegando a um consenso para não haver conflito quanto a nova divisão fisiográfica da Bacia.
Para dirimir as dúvidas, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Melchior Carlos do Nascimento apresentou um estudo que demonstra por dados no GPS a geolocalização de cada município. “Além disso, em consulta a vários órgãos e sites oficiais, também encontramos diversas informações desencontradas”, disse ele.
A apresentação de Melchior esclareceu todos os pontos e ficou claro que não houve alterações significativas que atrapalhem o desenvolvimento e o trabalho das Câmaras Consultivas Regionais (CCR) do Comitê. O coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBHSF, Luiz Roberto Porto Farias, participou da reunião e sugeriu a instituição de uma resolução da Direc, que implemente as alteração limítrofes dos municípios.

Reunião da Diretoria Colegiada em Maceió

Para ele, a iniciativa não irá interferir no andamento das ações do CBHSF. “Não vejo qualquer impeditivo para esse trabalho do Comitê”, salientou Farias. O vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, classificou o encontro como muito proveitoso. Ele salientou a harmonia no grupo e já determinou algumas medidas a serem tomadas, a exemplo da publicação no site do colegiado dos mapas das respectivas CCR; promoção de maior visibilidade do Plano de Recursos Hídricos da Bacia; e contato com os diversos órgãos, através de ofício circular, sobre a relação de municípios, conforme consta no Plano.
O presidente do Comitê, Anivaldo Miranda, esteve ausente da reunião, por estar representando o grupo em uma outra agenda externa. Participaram da reunião extraordinária, além do vice-presidente, Maciel Oliveira, o secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel da Costa; os coordenadores das CCR do Alto São Francisco, Silvia Freedman; do Médio, Ednaldo de Castro Campos; do Submédio, Julianeli Tolentino de Lima; do Baixo, Honey Gama; além do secretário da CCR do Submédio, Almacks Luiz Silva.
 
*Por Delane Barros