CTIL realiza reunião ordinária nesta quarta-feira

31/01/2018 - 14:39

Encontro foi marcado por reavaliações de algumas deliberações do CBHSF

Nesta quarta-feira, 31, a Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF convocou uma reunião ordinária para tratar das alterações no Regimento Interno aprovados pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH e falar sobre outros assuntos referentes a bacia do Rio São Francisco. O encontro aconteceu no Hotel Ponta Verde, em Maceió e reuniu conselheiros de diversos órgãos ambientais.

Durante a reunião ordinária os conselheiros definiram o novo formato para os cursos de capacitação que serão oferecidos aos membros titulares e suplentes da CTIL, como também para alguns convidados das companhias de saneamento. Com plataforma presencial e a distância, a atualização será composta por 88h, com conteúdo prático e teórico, para grupos de no máximo 30 participantes. O foco específico será para mediação de conflitos de recursos hídricos, em um formato extrajudicial. A data de início das aulas, que acontecerão em Salvador, nos encontros presenciais, será divulgada em breve.

Durante a reunião também foi formado um grupo de trabalho, intitulado “Grupo Trabalho de Regimento Interno (GTRI) para tratar da atualização do regimento interno, rever deliberações antigas e pensar sobre o processo eleitoral, estruturando-se por eixos temáticos. O coletivo é composto pelos conselheiros: Luiz Alberto Rodrigues Dourado, Wellington de Santana, Moisés Menezes dos Santos, Marcelo Ribeiro e pelo coordenador Claudio Ademar. O primeiro encontro para início dos trabalhos acontecerá dia 27 de fevereiro, em Aracaju e reunirá todos os representantes voluntários.

Sobre o conflito de água em Piaçabuçu (AL), o CBHSF vai apoiar duas ações necessárias na região, a primeira é a construção de um reservatório pulmão e a segunda é a construção de uma estrada vicinal em Brejo Grande – SE. O projeto executivo já está pronto e na sequência vem o processo licitatório para execução da obra.

Durante a programação os conselheiros reavaliaram a deliberação do CBHSF nº 28/2005, que dispõe sobre as atribuições, estrutura e funcionamento da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos (CTPPP) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e alteraram diversos termos e parágrafos, compostos pelas atribuições e compromissos da câmara técnica.

Na oportunidade a CTIL apresentou todas as ações realizadas ao longo de 2017 e aproveitou para expor registros fotográficos de todo planejamento que foi executado. A próxima reunião da Câmara foi marcada para o mês de abril, na cidade de Recife e a data será divulgada nas próximas semanas.

Veja as fotos da reunião

Os conselheiros que marcaram presença foram: Sonáli Cavalvanti Oliveira da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Moisés Menezes dos Santos da Associação dos Fruticultores da Adutora da Fonte (AFAF), Marcelo Ribeiro do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Diamantina, Luiz Roberto Porto Farias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL), Maria de Fátima Guimarães Gouvêa (ABES-MG), Maria Socorro Mendes Almeida Carvalho da Associação Comunitária Estiva II, Cláudio Ademar da Silva do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada ( IRPAA), Luiz Alberto Rodrigues Dourado da Associação dos Condutores de Visitantes de Morro do Chapéu, Ricardo Vasconcelos Silva da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH-SE) e Claudio Ademar da Silva do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). Quem também trouxe contribuições importantes para a reunião foi o vice-presidente do CBHSF, Maciel Oliveira.

O coordenador da CTIL, Roberto Farias, finalizou a reunião e destacou a importância do encontro. “A reunião foi muito produtiva, pudemos avançar bastante em nossas novas ações e que 2018 possa ser ainda mais promissor”, ressalta.

 
Por Vitor Luz