CCR do Submédio São Francisco encerra calendário ordinário de 2017 com reunião em Barra do Tarrachil

20/10/2017 - 14:39


Os membros da Câmara Consultiva Regional (CCR) Submédio São Francisco participaram, na quinta-feira (19 de outubro), da 4ª reunião ordinária em Barra do Tarrachil, distrito do município baiano de Chorrochó. O encontro, último do ano da programação ordinária da Câmara, possibilitou à comunidade o conhecimento das ações desenvolvidas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no sentido de promover a preservação e proteção do rio da integração nacional.
Além da explanação sobre os objetivos e metas do CBHSF, os professores Helder Freitas, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), e Saulo Rodrigues Pereira Filho, coordenador da sub-rede Desenvolvimento Regional da Universidade de Brasília (UNB), proferiram palestras sobre agroecologia e sua importância com o diálogo sobre o uso da água e as mudanças climáticas, respectivamente.
Dentro do panorama das mudanças climáticas, um dos assuntos mais recorrentes com o atual cenário de escassez hídrica vivenciado na bacia do São Francisco, o professor Saulo Rodrigues apresentou parte da sua pesquisa, em construção com uma equipe de pesquisadores, apontando a região do Submédio São Francisco. “As atividades humanas tem influenciado fortemente o sistema climático provocando impactos profundos no regime de chuva e disponibilidade de água ameaçando a segurança hídrica e alimentar. O Brasil é um país dependente da hidroeletricidade e, portanto, é vulnerável a essas variações climáticas e a gente percebe hoje claramente no São Francisco, com nível historicamente baixo”, destacou.
A preocupação das comunidades quanto à disponibilidade de água para os múltiplos usos também é recorrente na cidade de Chorrochó e região circunvizinha, nas cidades banhadas pelo rio São Francisco. Acostumado a trabalhar nas proximidades da sua cidade, o pescador Gildevan Novaes da Silva, que também é agricultor, relata as dificuldades em conseguir se manter em seu ofício. “A pesca hoje em dia é muito difícil. Não temos mais peixes. O rio, a cada dia que passa, fica mais seco, com enormes bancos de areia, assoreado. É uma cena triste de acompanhar”.
Com população estimada em aproximadamente 11 mil habitantes, de acordo com o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Chorrochó é uma das sete cidades beneficiados com a elaboração do Plano de Saneamento Básico financiado pelo CBHSF na região do Submédio São Francisco e fica nas proximidades de outras três cidades: Macururé, Abaré e Rodelas. É uma região com extrema necessidade de atuação do poder público Estadual e Federal para investimentos que projetem o desenvolvimento local.
Entre as lideranças e representantes municipais, o prefeito da cidade, Humberto Gomes Ramos, ainda destacou a importância da promoção do debate para a região. “Estamos em uma área isolada e que requer muita atenção, mas temos um povo lutador e que busca se fortalecer. Já conseguimos a aprovação do CBHSF para a elaboração do plano de saneamento, que significa um grande passo em direção ao cuidado com nosso rio e comunidade. Esta é mais uma ação que temos a preocupação e empenho de colocar em andamento”.
Também estiveram presentes membros representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC), Associação dos Irrigantes da Boa Vista, Associação dos Produtores Rurais do Vale do Moxotó, Associação dos Proprietários Condutores de Barcos da Ilha do Rodeadouro, Associação dos Condutores de Visitantes do Morro do Chapéu, Colônia de Pescadores Z-60; Z-39, Colônia de Pescadores Nossa Senhora Aparecida da Serrinha, Instituto Regional da Pequena Agropecuária (IRPAA), Universidade de Brasília, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba , Tribos indígenas Tuxá de Rodelas, Pakará de Itacuruba, Comitês dos rios afluentes do Lago de Sobradinho e Salitre; além das prefeituras de Juazeiro, Abaré e Terra Nova (BA), Petrolina, Serra Talhada e Belém de São Francisco (PE).

Confira as fotos da reunião

Diretrizes e programação do ano de 2018

No período da tarde, os membros participaram de reunião interna para deliberação das pautas da câmara consultiva. Após discussão sobre as diretrizes e normas para apresentação de projetos junto a CCR, resultado da última reunião ordinária, realizada no município de Águas Belas (PE) onde foi apresentada a proposta de elaboração de tutorial, os membros sanaram dúvidas para garantir que os projetos apresentados atendam a todos os critérios para apreciação de suas demandas junto ao CBHSF.
Na mesma ocasião também foi aprovada a agenda dos municípios que sediarão as reuniões ordinárias do próximo ano de 2018. São elas: Juazeiro (março), Itacuruba (junho), Glória (setembro) e Macururé (dezembro). As datas serão definidas de acordo com o cronograma de eventos do CBHSF e informadas previamente.
“Encerramos nossa programação ordinária com uma avaliação muito positiva atendendo as cidades e levando até os povos de cada localidade o conhecimento e a disponibilidade do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em promover e ampliar o debate sobre a importância do cuidado com esse grande manancial que é o Rio São Francisco. O Comitê tem uma luta diária para garantir a revitalização e isso, acredito só ser possível quando todos nós assumirmos como sendo de nossa responsabilidade a luta”, concluiu o coordenador da CCR Submédio São Francisco, Julianelli Lima.
 
Texto e Foto: Juciana Cavalcante