CCR Alto São Francisco elege novo secretário

15/03/2018 - 18:52


A Câmara Consultiva Regional (CCR) Alto São Francisco realizou, nesta quinta-feira (15 de março), em Belo Horizonte (MG), a sua primeira reunião de 2018. No encontro, os membros da Câmara elegeram Adson Roberto Ribeiro, da Associação da Bacia do São Pedro, como secretário.
“Fico muito agradecido e honrado pela confiança dos companheiros da CCR do Alto São Francisco em me escolher como secretário. O nosso objetivo é somar, unir forças para buscar sempre melhorias e uma boa gestão para o Rio São Francisco. No âmbito do Alto São Francisco vamos juntos com a coordenadora, membros do CBHSF e comitês afluentes procurar fazer um trabalho conjunto de valorização, de busca das melhores alternativas para gestão, revitalização e demais ações para esta importante região. Acho muito importante o trabalho compartilhado, mas com muita união de todos para atingirmos nossos objetivos.
Fico lisongeado de poder participar com esta nova função no CBHSF. Quero, com meu esforço, meu trabalho e com muita boa vontade, retribuir está confiança em mim depositada”, comemorou.
A coordenadora da CCR Alto São Francisco, Sílvia Freedman, abriu a reunião com informes sobre a situação do planejamento estratégico da Câmara, a XXXIV Plenária realizada em Paulo Afonso (BA) e o 8º Fórum Mundial da Água que acontecerá em Brasília (DF), na próxima semana e que contará com um estande do CBHSF. “Estamos em um momento de escassez hídrica. Por isso, é muito importante discutir sobre a gestão da água no Brasil. Participei do Fórum Mundial da Água realizado na França e posso dizer que é um evento importantíssimo”, afirmou.
Silvia Freedman também fez uma reflexão sobre a disponibilidade hídrica do Alto São Francisco. “Minas Gerais é o estado produtor de água de qualidade e quantidade para a Bacia do Velho Chico. Por isso, nossa CCR precisa ser cada vez mais atuante dentro do Comitê”, disse.
O secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel da Costa, participou da abertura da reunião e falou sobre a importância da região do Alto para a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que é onde estão localizadas as nascentes dos rios São Francisco, Pará, Paraopeba, Indaiá e Borrachudo e seus afluentes até o reservatório de Três Marias, como também, a Bacia do rio Abaeté localizada a jusante de referido reservatório. Além disso, o secretário convidou a todos a participarem da próxima Plenária do CBHSF que será realizada em Lagoa da Prata (MG), sua cidade natal.
Durante a reunião foram apresentados os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e projetos hidroambientais executados no Alto São Francisco. Uma importante discussã foi realizada sobre o edital de Chamamento de Demandas Espontâneas do Comitê.
A mobilização em torno do dia 3 de junho, o Dia Nacional de Defesa do Velho Chico, também foi discutida na reunião. Por meio de votação, Januária foi o município mineiro escolhido para sediar as ações da campanha “Eu Viro Carranca Pra Defender o Velho Chico” de 2018.
E os membros da CCR Alto também definiram que será realizado um seminário para discutir a revitalização do São Francisco. O evento será realizado em agosto, em Belo Horizonte (MG).
Na minha percepção, nesta reunião, a aliança dos membros da CCR do Alto São Francisco se fortaleceu”, afirmou a coordenadora Silvia Freedman.
Participaram do encontro a coordenadora da CCR Alto São Francisco, Silvia Freedman; o secretário do CBHSF, Lessandro Gabriel da Costa; os membros da CCR, Nelson Cunha, Heloísa Cristina França; Denes Lott, Jadir Silva de Oliveira, Adson Roberto Ribeiro, Ana Paula Bicalho Mello, Vilma Martins Veloso, William Bertozzi Dornas, Renato Júnio Constâncio, Altino Rodrigues Neto, Sirléia Drummond, Astácio Correia Neto, José Valtes Alves, Regina Greco, Ronald Guerra, Adelson Almeira, Márcio Tadeu Pedrosa, Josias Gomes, Sandra Andrade, Breno Ramos, Ma’rilia Carvalho de Melo, Roberto Soares Nogueira, Túlio Pereira, Guilherme Oliveira, João Eustáquio Beraldo Teixeira, Adriane Rodrigues, José Ponciano Neto, Osvaldo Batista de Souza e Júlio César Ayala; além dos prefeitos de Uruana de Minas, Ronaldo Ferreira de Morais e de Bonfinópolis, Donizete Antônio dos Santos.

Veja fotos da reunião

 
*Texto e fotos por Luiza Baggio