CBHSF participa de Seminário em Brasília sobre desenvolvimento sustentável e saneamento

01/02/2018 - 18:06


O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, participou, nesta quinta-feira (01 de fevereiro), do Seminário “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Desafios para a Gestão da Água do Saneamento no Brasil”. Organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o evento teve o objetivo de reunir contribuições de diversos setores ligados ao tema da água e do saneamento para implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Segundo Anivaldo, a realização do seminário é muito importante para o país. “Podemos aprender com os especialistas convidados e também saber qual é o comprometimento do Brasil para a implementação do desenvolvimento sustentável do milênio”, explicou.
Durante a abertura, os especialistas falaram sobre a importância do evento para inserir o Brasil na agenda do desenvolvimento internacional. Anivaldo alertou que, para tanto, os estudos apresentados no seminário precisam ser internalizados pela população. “O compromisso com o desenvolvimento sustentável tem que ser de todos”, avaliou.

Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF, no Seminário “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Desafios para a Gestão da Água do Saneamento no Brasil”

Para o coordenador-residente da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, o evento é uma excelente oportunidade para debate do tema. “Existe uma indissociável relação entre água, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”.
Foram debatidos temas como o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário; qualidade da água, proteção e restauração de ecossistemas; eficiência do uso da água; e gestão integrada de recursos hídricos e participação da sociedade. Segundo o IPEA, o Brasil tem se posicionado de forma ativa e influente em acordos internacionais sobre meio ambiente e sustentabilidade.
Também participaram do evento representando o CBHSF o coordenador da Câmara Técnica de Cobrança e Outorga, Roberto Farias, e a professora da Universidade Federal da Bahia, Yvonilde Medeiros.