CBHSF entrega obra no Médio São Francisco

13/10/2016 - 9:38

A comunidade Reunidas José Rosa, localizada no município de Sítio do Mato (BA), foi alvo de mais uma obra de recuperação hidroambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O projeto, entregue oficialmente no dia 11 de outubro, foi desenvolvido na bacia do riacho Caracol, afluente do Velho Chico na região do Médio São Francisco, e contou com investimento de mais de R$ 330 mil oriundos da cobrança pelo uso da água. Entre os serviços realizados estão adequação de estradas rurais; construção de barraginhas, lombadas cascalhadas e barreiros; e recuperação de áreas degradadas, além de ações de mobilização social. Vale lembrar que esta é a primeira obra hidroambiental entregue pelo CBHSF em sua nova gestão, iniciada durante a Plenária Ordinária do colegiado que aconteceu em setembro, em Belo Horizonte (MG).
A solenidade de entrega das obras contou com a presença de representantes da comunidade e das empresas Neogeo Engenharia LTDA e Irriplan Engenharia LTDA, executora e fiscalizadora das obras, respectivamente, além do novo coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, Ednaldo Campos: “Nossa preocupação está relacionada à educação ambiental, porque o mais difícil, que é a obra física, nós já conseguimos. Se mostrarmos para as pessoas da comunidade a necessidade da conservação do que foi feito, já será uma vitória muito grande. Trabalhar com educação ambiental é uma das premissas da CCR Médio”, disse.
Segundo o presidente da Associação da Comunidade Reunidas José Rosa, Waldemar Feliciano de Souza, o projeto foi bem aceito pelos moradores: “No início, houve uma grande expectativa por parte de todos, mas no decorrer dos trabalhos as pessoas ficaram um pouco descrentes por não terem conhecimento da grandeza e dos benefícios que a obra traria pra nossa associação. No terceiro momento, todos abraçaram a causa e entenderam o objetivo do projeto”, destaca.
Entre os principais benefícios promovidos está a contribuição para a diminuição do processo de degradação dos corpos hídricos, o que vai possibilitar o aumento da disponibilidade e da qualidade da água na região da bacia.
Desde 2012, o CBHSF vem realizando projetos de recuperação hidroambiental em diversas localidades do São Francisco. Só na região do Médio já foram entregues 11 obras, sem contar com projetos que ainda estão em andamento.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF