Câmaras Regionais planejam suas ações

04/11/2016 - 9:58

Os novos coordenadores das Câmaras Consultivas Regionais (CCR) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco iniciaram seus mandatos de quatro anos tendo como meta colaborar para a revitalização do Velho Chico nas quatro regiões fisiográficas: Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco. Para tanto, pretendem realizar um trabalho de envolvimento permanente da população ribeirinha, revertendo os recursos obtidos com a cobrança pelo uso da água em ações, programas e projetos que garantam o aumento da qualidade e quantidade hídrica do Velho Chico.

Médio

Um grande desafio
O novo coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo de Castro Campos, considera-se antes de tudo um usuário da água. Natural do Lapão, município da Chapada Diamantina (BA), ele é técnico em agropecuária e vem de uma longa experiência no cultivo agrícola – durante muitos anos, trabalhou plantando cebola, cenoura e beterraba, entre outros produtos.
Atualmente, sua responsabilidade é monitorar a região do Médio, desenvolvendo ações em prol da sustentabilidade ambiental e recuperação hídrica do São Francisco.
“Estar na CCR é um desafio enorme, pois o Médio é uma região muito extensa para fazer a cobertura. Em primeiro lugar, nossa intenção é dar celeridade aos trabalhos de saneamento básico. Queremos também investir em educação ambiental, que é de fundamental importância para o futuro do rio. Além disso, espero acompanhar de perto o projeto de revitalização do São Francisco, indicando onde é necessário investir. A tarefa é árdua, mas vamos trabalhar para alcançar o sucesso”.
Ednaldo Campos iniciou sua militância em comitês de bacia há dez anos, quando decidiu atuar junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Verde e Jacaré, dois importantes afluentes do Velho Chico no Médio. Já no segundo ano de participação, foi eleito presidente do colegiado. Em 2013, passou a integrar o CBHSF como membro titular, vindo a atuar no Grupo de Acompanhamento Técnico (GAT) do novo Plano de Bacia do São Francisco. Atualmente, além de coordenador da CCR, exerce o papel de coordenador do Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia, composto por 14 representações.

Alto

Planejamento estratégico
Garantir a melhoria da qualidade e quantidade das águas mineiras que abastecem aproximadamente 74% de toda a bacia hidrográfica do São Francisco será um dos desafios que a recém-empossada coordenadora da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Sílvia Freedman Ruas Durães, terá ao longo dos quatro anos de sua gestão.
Há mais de 15 anos morando na cidade mineira de Três Marias, às margens do Velho Chico, Silvia Freedman ganhou notoriedade no cenário das causas ambientais do estado após coordenar o Consórcio dos Municípios do Lago de Três Marias (Comlago). Posteriormente, presidiu o Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias, atuando também no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e em câmaras técnicas do setor.
“Na coordenação da CCR Alto, pretendo, com os demais membros, realizar um planejamento estratégico para a decisão de frentes de trabalhos, ações, programas e projetos de viés hídrico. Buscarei priorizar as necessidades, para que consigamos melhorar a qualidade e a quantidade das águas do São Francisco”, destaca a gestora, que foi uma das responsáveis pela criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, em 2001. “Minha ligação com o São Francisco vem da infância. Convivi e convivo com ele, conheço de perto a cultura ribeirinha, as degradações e os desafios para a sonhada revitalização”, conclui.

Submédio

Parceria acadêmica
Fortalecer o diálogo entre as universidades que desenvolveram ou desenvolvem pesquisas científicas sobre o rio São Francisco e o CBHSF será uma das “bandeiras de luta” do novo coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Julianeli Tolentino de Lima, que também exerce o cargo de reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com sede às margens do Velho Chico, entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).
Reeleito para o segundo mandato à frente da instituição acadêmica, Tolentino assume pela primeira vez uma cadeira no CBHSF, tendo a responsabilidade de aprimorar o compromisso agendado no I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realizado na Univasf, em junho deste ano, que é o de integrar conhecimentos em prol da sustentabilidade e da revitalização do São Francisco.
Segundo Tolentino, grande parte da pesquisa científica no Brasil é produzida por institutos e projetos em universidades. “Nesse sentido, a academia cumpre um papel social dando retorno à sociedade dos investimentos. É um sistema cíclico, o conhecimento adquirido e produzido nesses ambientes se retroalimenta, fomenta novos investimentos, estimula novas pesquisas em prol de resultados”, diz ele, revelando sua confiança na colaboração que possa ser dada pela academia em prol da bacia e sua problemática.

Baixo

Gestão participativa
Coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, o advogado Honey Gama Oliveira é militante nas áreas de direito civil, ambiental, trabalhista e previdenciário, além de vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/SE e advogado de diversas colônias de pescadores do estado, com especialização em direito civil e processual civil.
À frente da CCR, Honey Oliveira quer dar continuidade aos trabalhos e projetos iniciados pela gestão passada, mantendo e ampliando a autonomia da Comissão de Acompanhamento de Projetos, bem como priorizar a revitalização do Velho Chico e os programas de educação ambiental. Ele defende uma gestão participativa, com todos os membros da CCR, o que sugere o exercício coletivo da coordenação.
Um dos desafios a enfrentar, considera Honey Oliveira, será manter constante diálogo com o poder público, nos âmbitos estadual e municipal. “É fundamental buscar o efetivo comprometimento dos gestores com a revitalização, especialmente com a elaboração dos planos municipais de saneamento básico, e o empenho do gestor para que esses planos sejam executados nos municípios já contemplados”, argumenta.
O coordenador demonstra determinação para combater o lançamento de esgotos no São Francisco e promete trabalhar para construir uma atuação conjunta entre o Comitê e a OAB de Alagoas e Sergipe, Ministérios Públicos Estaduais e Federais Tribunais de Constas dos Estados e Ibama, visando eliminar o lançamento de dejetos na calha do rio e em seus afluentes.
*Esta matéria foi veiculada no Jornal Notícias do São Francisco nº 48. Para ler o jornal completo, acesse.