Água para a aldeia Tuxá na Bahia

22/08/2017 - 14:20

CBHSF contrata projeto que desenvolverá um novo sistema de abastecimento de água para a aldeia Tuxá, no município baiano de Rodelas  
povo-tuxá
Por Luiza Baggio
Com pouco mais de nove mil habitantes e localizado a aproximadamente 600 Km de Salvador (BA), o município de Rodelas foi contemplado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com um projeto que levará água para a aldeia indígena Tuxá. O projeto que terá a duração de sete meses, foi assinado na segunda-feira (21 de agosto), sede da Agência Peixe Vivo, em Belo Horizonte.
O CBHSF vai elaborar um projeto básico e executivo para modificar o sistema de abastecimento de água da aldeia Tuxá, desde a captação até a distribuição da água para os consumidores finais. Desta forma, será assegurada a qualidade e quantidade de água a ser distribuída para a população indígena.

Veja fotos da assinatura do contrato

montagemassinaturaTuxa
O município de Rodelas, pertencente à região fisiográfica do Submédio São Francisco, foi implantado após a construção do Lago de Itaparica, com o deslocamento da aldeia indígena Tuxá, que ocupava um conjunto de ilhas no rio São Francisco, para a área marginal do reservatório formado com a implantação da barragem.
A captação de água para abastecimento público da aldeia Tuxá localiza-se na Barragem de Itaparica (barramento do Rio São Francisco para construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, operada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco– CHESF). A barragem recebe lançamento de esgotos domésticos sem tratamento de toda a cidade de Rodelas, além de receber escoamentos de efluentes agrícolas advindos da aplicação de defensivos nas culturas de coco no entorno da represa. Próximo às captações, também há criação de caprinos. Tudo isso compromete a qualidade da água que abastece a comunidade indígena Tuxá. A água da represa também é utilizada para irrigação das culturas, principalmente de coco, existentes no entorno da atual captação.