Diretoria do Comitê se reúne em Maceió e discute planejamento para 2018

14/09/2017 - 16:39


A Diretoria Colegiada (Direc) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniu nesta quinta-feira (14 de setembro) no hotel Atlantic Suítes, em Maceió (AL). Na abertura dos trabalhos da Direc, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, apresentou diversos pontos referentes a gestão do Comitê. Também houve apresentação de um sistema de informações que irá permitir o acompanhamento da aplicação do Plano de Recursos Hídricos do São Francisco. Além disso, pauta incluiu o planejamento das ações do colegiado para o próximo ano, com a discussão da minuta que estabelece as rubricas orçamentárias do CBHSF para 2018.
Também houve apresentação pelo diretor Técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon, do sistema que está será desenvolvido com a finalidade de acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos do São Francisco em todos os seus indicadores e métricas. O sistema de informações será disponibilizado no site do CBHSF na internet.
O chamado Projeto Siga permite a alimentação com informações permanentemente e deverá ser realizada pela equipe técnica da agência delegatária do Comitê, a Peixe Vivo. “Ficaremos ainda mais tecnológicos. Esse é um projeto que permite adicionar informações de fontes diversas, o que torna o material cada vez mais rico”, destacou Alberto Simon. “É uma ferramenta sofisticada, que garante usabilidade, eficiência, funcionalidade e diversas outras vantagens”, acrescentou ele.

Alberto Simon também apresentou a minuta da proposta orçamentária do CBHSF para o próximo ano, com as diversas rubricas que atendem às ações do Comitê. A Direc é formada pelo presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda; vice-presidente Maciel Oliveira, que não participou; do secretário Lessandro Gabriel dos Santos, também ausente; e pelos coordenadores das CCRs, Silvia Freedman, Ednaldo Campos, Julianeli Tolentino e Honey Gama, que representam, respectivamente, o Alto, o Médio, o Submédio e o Baixo São Francisco. A pauta da Diretoria Colegiada prossegue nesta sexta-feira, dia 15, durante todo o dia.
 
Por Delane Barros
Fotos: Delane Barros