Se há uma festa que tem a cara do Brasil, com certeza, essa festa é o carnaval! Em todas as partes do país a população se alegra e curte esses dias de folia com toda animação possível e na bacia do rio São Francisco não poderia ser diferente.
Em algumas das cidades as margens do Velho Chico o carnaval é comemorado de maneira simples e diferente, as pessoas se munem de farinha de trigo, farinha de goma e suco com colorido artificial em pó e vão as ruas para sujar umas as outras, rir e se divertir. Já em outras cidades o ritmo da folia é comandado pelo frevo, o colorido das roupas usadas na dança e os passos ligeiros e compassados fazem tudo ficar mais animado. Há ainda os municípios que comemoram o carnaval de rua usando trios elétricos ou carros de som, para entreter os foliões.
Entre as cidades da bacia que possuem ótimas festas carnavalescas estão: Neópolis, Penedo, Canindé do São Francisco, Belém do São Francisco e Triunfo. Inclusive, no ano passado o Velho Chico foi homenageado no bloco Galo da Madrugada de Recife.
Nunca se comprovou qual é o melhor tipo de comemoração, o certo é que por toda parte na bacia do São Francisco o Carnaval é uma festividade consagrada e representada por cada Boneco de Olinda, por cada passo de frevo, por cada trio elétrico e, principalmente, pela alegria de todas as pessoas que saem as ruas para “pular carnaval”.