O grande Minhocão. Mais uma lenda do Velho Chico!

02/01/2014 - 9:35

Se tiver uma coisa que não falta ao se falar sobre a bacia do rio São Francisco, essa coisa são as lendas. Dizem que é história de pescador. Dizem que os contos são inventos das mães para amedrontarem as crianças e assim as fazerem ficarem quietas. E tem gente até que jura que essas lendas são verdadeiras.
Os ribeirinhos mais antigos afirmam que no fundo do Velho Chico se esconde um enorme surubim de mais de 300 anos chamado de Minhocão. Seu corpo tomou um formato arredondado, suas barbatanas caíram de tão velhas e isso fez com que esse enorme peixe se enfurecesse e desse golpes violentos nas embarcações, mandando elas direto para o fundo do rio. Ele ainda cavava os barrancos fazendo-os tombar e assim destruindo muitas casas e todo o trabalho dos beiradeiros.
O certo é que o Nego D’ Água, a Uiara, o Minhocão e outros muitos personagens das lendas do rio São Francisco mexem com a imaginação do povo,  geram um repertório sem fim de casos e contos passados de geração para geração e dão vida a cultura local.