15 de Janeiro – Dia Mundial do Compositores

15/01/2015 - 16:53

No mundo inteiro, hoje é comemorado o dia do compositor, aquele que se dedica profissionalmente à arte de compôr as músicas que fazem alegrar, refletir e dão ritmo às nossas vidas. Como forma de comunicação, a linguagem musical exerce uma grande influência no dia a dia das pessoas, assim como a vida também tem total influência sobre a composição das músicas.
O Velho Chico é uma grande fonte inspiradora para muitos desses artistas que tem o dom de compor. Projetos como o Salve São Francisco, do cantor e compositor Geraldo Azevedo, homenageiam o rio com lindas canções. Em outros projetos e músicas, as tradições ribeirinhas, a cultura, o povo e o seu modo de vida, as paisagens magníficas que o Velho Chico deixa ao passar e até a culinária típica também são eternizadas.
E não é só a beleza do lugar e das pessoas que são resguardadas nessas canções. Muitas músicas que tem o Velho Chico como tema visam alertar as pessoas para a degradação ambiental dessa região tão importante para todos.
Para finalizar e homenagear esses artistas, trouxemos essa linda canção chamada “Canção do Chico”. Ela foi composta e arranjada por Zamfir e Victorhugo e interpretada pela voz de Bete Antunes, uma cantora que encanta as histórias contadas na bacia do Velho Chico.