Casa de Taipa, dos mouros aos nordestinos.

11/12/2013 - 13:23

Casa de Taipa, Pau a Pique, Taipa de Sebe, são muitos os nomes dados para essa moradia improvisada que apesar de atravessar milênios de existência, passando desde a cultura dos mouros e chineses, se conservam até os dias de hoje em algumas regiões da bacia do rio São Francisco.
Essas casas feitas com barro molhado, varas de bambu e talos de carnaúba são levantadas por seus próprios moradores, o trabalho é artesanal e demanda precisão de quem está construindo. As varas precisam ser posicionadas cuidadosamente para garantir a sustentação, o barro não pode estar muito molhado para que depois ele não rache e quando finalmente o vento e o sol fazem o trabalho de secagem, uma outra camada de barro tem que ser adicionada para fechar as frestas.
Longe de ser a moradia necessária para que uma pessoa tenha boas condições de vida, a casa de taipa infelizmente ainda é muito comum em algumas regiões do Brasil. Além do desconforto, há ainda o perigo da doença de chagas que é transmitida através do barbeiro, um tipo de besouro que muitas vezes se acomodam nas frestas de barro que não são fechadas. Apesar de muito rica, a cultura nordestina ainda leva consigo a dura realidade de seu povo que anseia por dias melhores.