Carranqueiros mantém viva a tradição de Pirapora/MG

12/08/2014 - 17:37

As carrancas até hoje representam a cultura da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Em Pirapora, cidade ribeirinha banhada pelas águas do rio São Francisco, existe uma Associação dos Carranqueiros que mantém viva essa tradição ribeirinha.
Um pouco assustadoras ao primeiro olhar, mas observando um pouco essas esculturas logo dá para perceber os belos traços e ricos detalhes que as carrancas de Pirapora possuem, e que atraem turistas de todo o Brasil para a cidade.
Os Carranqueiros dessa associação sentem orgulho no que fazem. Dedicam-se cerca de quatro dias para confeccionar o objeto, que é vendido, em média, por duzentos reais, a depender do tipo da madeira e do tamanho da carranca.
As Carrancas são objetos importantes para nós do CBHSF e para quem vive às margens do rio. Além de beneficiar a economia do povo da bacia, elas são um pedaço da história e da cultura desses povos. Elas transmitem pelo mundo afora um pouco da singularidade do Velho Chico e, como diz a lenda, espantam os maus espíritos e ainda atraem muitos peixes.