A arte do Grupo Matizes Dumont

11/09/2013 - 11:37

Seis artistas de mão cheia, que moram em Pirapora um dos municípios da bacia hidrográfica do rio São Francisco, e famosos pelo talentoso trabalho de bordado. Esse é o grupo Matizes Dumont, composto por quatro filhas, Marilu, Martha, Sávia e Ângela, um filho, Demóstenes, e pela matriarca Antônia Zulma Diniz Dumont.
O Grupo Matizes Dumont surgiu dos bordados que Dona Antônia fazia no intervalo das atividades domésticas, seus filhos aprenderam a antiga arte com ela e incorporaram inovação, inspiração e criatividade, dando notoriedade ao bordado.
Hoje as netas de Dona Antônia também já participam das práticas que envolvem o bordado e o Grupo Matizes Dumont. O grupo com sua arte já ilustrou obras de diversos artistas famosos, como os escritores Jorge Amado, Ziraldo e Tetê Catalão e da cantora Maria Bethânia, no álbum “Pirata”, lançado em 2006.
O rio São Francisco é uma das inspirações para as bordadeiras, a arte delas é inspirada no cotidiano, na vida, e livre de “amarras e pontos marcados e limitados”, nas palavras das próprias artistas, em um texto publicado no site do grupo.