Reunião do Comitê afluente do Rio Salitre avalia situação ambiental em Ourolândia-BA

06/04/2018 - 17:51


Famosa pela extração de mármore, a cidade de Ourolândia localizada no Centro-Norte baiano sediou, nesta quinta-feira (05), a XXI Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salitre. O rio Salitre, afluente da Bacia do Rio São Francisco, é composto por nove municípios (Várzea Nova, Ourolândia, Campo Formoso, Mirangaba, Umburanas, Jacobina, Juazeiro, Miguel Calmon e Morro do Chapéu).
Apesar de estar na calha do rio Salitre, a cidade, com população estimada em 18.025 pessoas [IBGE 2017], é abastecida por água subterrânea de um manancial em forma de dolina, conhecido como Poço Verde. O local é um dos famosos pontos turísticos da região da Chapada Diamantina e por isso sofre grande influência dos visitantes. De acordo com o secretário da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Almacks Luiz, é preciso uma intervenção na área no sentido de preservar o manancial. “Há impactos diretos nessa área, que exerce uma função primária na vida da população. Por isso, sentimos falta de maiores cuidados como, por exemplo, cercamento, capina, replantio e até mesmo a instalação de um posto turístico para orientações. Nada disso existe atualmente. Como consequência, há ocorrência de vandalismo e degradação. Encontramos até animais mortos, a exemplo do que registramos na visita realizada como parte da agenda da reunião ordinária”, afirmou.
Além disso, segundo Almacks, a água captada para consumo humano no Poço Verde, por conter teores de sódio (sal), necessita passar por um processo de dessalinização, feito por meio de osmose reversa, para assegurar a qualidade da água distribuída. “Mesmo com esse procedimento feito pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), os resíduos, que deveriam ter destinação adequada, são lançados no próprio rio, na localidade conhecida como Barragem de Ourolândia”, apontou.
A reunião ordinária do CBHS abordou também o andamento do Plano de Bacia do Salitre – PBHS. O Rio Salitre é uma das três bacias da Bahia que já possui o plano elaborado, mas ainda aguarda divulgação por parte do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia – INEMA. Outro ponto discutido foi a alteração dos limites municipais.
A reunião aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade e contou com a presença de representantes dos nove municípios componentes da Bacia, entre eles o vice-prefeito de Ourolândia, José Raimundo, o secretário de Meio Ambiente da cidade, Osmar Belitardo, o secretário de Meio Ambiente de Juazeiro, Agenor Souza, o diretor de Projeto da Secretaria de Agricultura de Jacobina, Elton Marques e representantes da Embasa.
Visita técnica
Após a reunião, foi realizada uma visita técnica ao Poço Verde, onde foi detectado um animal morto em alto estado de decomposição. O secretário da CCR informou que manteve contato com a Prefeitura e Embasa para suspender o fornecimento de água na cidade até a retirada do animal. A visita técnica não foi acompanhada nem pelos representantes da Embasa, nem do poder público municipal. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que o animal foi retirado na manhã de hoje (06/04). A Embasa não se manifestou até o fechamento desta matéria.
Veja as fotos do encontro:

*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Almacks Luis